A abertura do evento foi realizada pelo secretário de estado da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamon, que alertou para a necessidade dos governos terem políticas integradas para garantir a efetividade das ações e evitar desperdício de recursos. Nesse contexto, Chamon destacou a iniciativa da Cesan de integrar-se ao planejamento estratégico do Governo.
O secretário também elogiou a recuperação financeira da empresa e a retomada da credibilidade da Cesan junto às instituições de crédito. “Hoje, a Caixa Econômica Federal, a principal financiadora do saneamento no país, classifica a Cesan como tomadora de empréstimos de baixo risco, devido à qualidade da sua gestão”, destacou.
Bom momento
O planejamento estratégico do Governo do Estado foi apresentado pelo secretário de estado de Economia e Desenvolvimento, José Eduardo. Foram apresentadas as diretrizes de médio e longo prazo para a gestão do Espírito Santo, com foco na diminuição da pobreza, da violência e na distribuição de renda, além da melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado, com destaque para a universalização do saneamento.
José Eduardo enfatizou o bom momento vivido pelo Espírito Santo. “Com a retomada da capacidade de investimento do Governo do Estado, temos a chance única de recuperar o tempo perdido e levar os indicadores sociais do estado a níveis de países desenvolvidos”.