Transparência
icon-transparencia
26/09/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Se Liga na Rede e Águas Limpas são apresentados em Simpósio de Engenharia Ambiental

O O diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, abriu o evento com o Se Liga na Rede. A Companhia Espírito Santense de Saneamento – Cesan participou nesta quarta (26) do VII Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo – SEA 2012, realizado pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses – Faesa, associadas à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e com o apoio da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – ASBEA e Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia – CONFEA/CREA. O tema central do evento, que acontece de hoje até 29 de setembro, é Novas tecnologias de tratamento de efluentes: reduzindo custos e preservando a saúde.

O Diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, fez a abertura com a apresenação do Se Liga na Rede, programa prioritário da Cesan que tem por meta estimular que a população efetive 80 mil ligações intradomiciliares de esgoto à rede de tratamento implantada.

Na Região Metropolitana temos um terço da população já ligada. Com as entregas do Águas Limpas mais um terço pode fazer a ligação. Sabemos que um dos grandes poluidores dos corpos hídricos é o esgoto e também que se retiramos esse resíduo do ecossistema, rapidamente ele se recupera. Por isso a importância do convencimento da sociedade para avançarmos no saneamento, afirmou Tozi.

Em seguida, o gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto, Luiz Cláudio Rodrigues, fez um panorama das O O gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto da Cesan, Luiz Cláudio, falou sobre as tecnologias de tratamento de efluentes. tecnologias existentes para tratamento de esgoto. Rodrigues chamaou a atenção para a relação entre eficiência, custo de operação e sustentablidade dos sistemas de esgotamento sanitário.

Em países como o Brasil, onde o tratamento ainda não é universalizado é preciso pesar bem a necessidade de um sistema de alta tecnologia pois ele tem custo de investimento e manutenção altos. A questão da tecnologia cada vez mais vai passar pela conjugação de sistemas que se completam como, por exemplo, sistemas anaeróbios seguidos de sistemas aerados, como UASB mais lodo ativado, ou outras combinações que tem eficiência e custo mais baixo, afirmou.

Na parte da tarde, às 14h30, Tozi apresentou o Programa Águas Limpas, um investimento de R$ 1 bilhão, entre 2003 e 2010, que se constituiu um conjunto de empreendimentos que ampliou o abastecimento de água e os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo. Com o programa, a cobertura por rede de esgoto passou de 19% em 2002 para os atuais 50%. Além disso, contribui para a melhora da qualidade dos recursos hídricos, preservação ambiental e a qualidade de vida da população.

O evento terá conferências, palestras, estudos de casos, mini-cursos e visitas técnicas. Contará com a presença de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e profissionais de meio ambiente, assim como representantes do poder público estadual e municipal, dentre outros.



Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990

Raquel d' Ávila
2127-5076/9909-7311

https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade