Esse evento tem como objetivo apresentar o projeto a ser implantado e promover o engajamento da equipe
As Diretorias de Operação Metropolitana (D-OM) e de Relação com o Cliente (D-RC) realizaram nesta sexta-feira, 31, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o workshop de lançamento do projeto de controle e redução de perdas da Cesan na Grande Vitória, baseado Maspp – Método de Análise e Solução de Problemas aplicado à Perdas.
Estiveram presentes o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, as diretoras de Operação Metropolitana, Sandra Sily, de Relações com o Cliente, Antonina Sily, e o diretor de Operação do Interior, Carlos Fernando Martinelli.
Neivaldo Bragato, presidente da Cesan Quanto mais reduzirmos as perdas melhores são os nossos resultados. Procuramos tornar os serviços oferecidos pela empresa mais eficientes. Com todos trabalhando juntos podemos alcançar a excelência em reduções de perda, nos mantendo entre as melhores empresas de saneamento do Brasil, destacou o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato.
Esse evento tem como objetivo apresentar o projeto a ser implantado e promover o engajamento da equipe. O Maspp, e projetos derivados, são ferramentas estruturantes para o Programa de Controle e Redução de Perdas de água da Cesan na Região da Grande Vitória. Eles trarão benefícios em função das premissas de gestão que serão aplicadas e das ferramentas de controle a serem utilizadas.
A meta do Maspp é reduzir a perda de água de 590 litros/ligação/dia para 541 litros/ligação/dia. O método foi desenvolvido no Japão e é composto por oito fases: identificação do problema, observação, análise das causas, plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão. Além do método, serão desenvolvidos projetos derivados: Capacitação da Equipe; Implantação de Centrais de Controle e Desenvolvimento de prática de capacitação; qualificação e certificação de mão de obra.
A meta do Maspp é reduzir a perda de água de 590 litros/ligação/dia para 541 litros/ligação/dia
O objetivo do Maspp é reduzir o volume de água produzida e aumentar o volume de água faturada. O resultado será alcançado por meio da redução da perda real, com redução de vazamentos e descargas de rede, além da redução da perda aparente, com ações de caça a fraude, clandestinos e de hidrometração, frisou Mário Augusto Bággio, consultor e especialista em gerenciamento. O projeto será desenvolvido durante 12 meses e serão treinados 150 empregados.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
Texto: Dayseane Fagundes
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua