Nesta terça-feira (15), o presidente da Cesan, Pablo Andreão, participou do seminário “Balanço da Década da Água”, promovido pela Rede Gazeta, que aconteceu em Vitória. O evento contou com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional e avaliou as realizações e conquistas obtidas na gestão dos recursos hídricos do estado nos últimos 10 anos, assim como os desafios futuros para a preservação dos rios.
Andreão apresentou o cenário hídrico em que a Cesan está presente, destacando os projetos e as ações que estão sendo pensados para curto, médio e longo prazo. “O principal resultado alcançado foi a universalização do abastecimento de água nos municípios em que a Cesan atua. O desafio agora é aumentar a cobertura em esgotamento sanitário”, disse Andreão. “A meta é ampliar a coleta e tratamento de esgoto para 70% até 2018, e implantar 20 mil ligações de esgoto”, completa.
Durante a palestra, Pablo Andreão expôs os projetos que já estão sendo desenvolvidos pela Cesan, como o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que prevê o uso coordenado da água, do solo e recursos relacionados para o desenvolvimento sustentável do Estado, e o Projeto Mangaraí. “Esse projeto tem como objetivo aumentar a quantidade e qualidade da água e será desenvolvido de forma integrada, com restauração da cobertura vegetal, saneamento rural e construção de caixas secas nas estradas vicinais”, destacou.
Outro projeto futuro, mencionado por Pablo, é o reuso de efluente em atividades que não necessitam de água tratada. “Já estamos em estudo para reaproveitar o efluente de tratamento das estações de tratamento de esgoto, isso vai destinar a água de reuso para as indústrias e liberando a água tratada para a população”, disse Pablo.
Pablo também destacou os esforços da Cesan para diminuir os índices de perdas de água. “As perdas de água da Cesan estão abaixo da média nacional e estamos inovando no nosso programa de combate, com setorização do sistema e combate às ligações clandestinas”, disse.
O Seminário “Balanço da Década da Água”, teve a participação de Angela Ortigara, Oficial de projetos Programa Mundial de Avaliação de Recursos Hídricos (WWAP) da UNESCO na Itália, Gisela Forattini, Diretora da Agência Nacional de Águas e Marc Collet, Diretor Delegado da Agência de Águas Seine-Normandie (França), entre outros convidados.