Durante as comemorações pelo Dia de São José de Anchieta, nesta quinta-feira (09), foi assinada a ordem de início de serviços relativos à ampliação do sistema de abastecimento de água de Anchieta Sede e Iriri, que irá beneficiar cerca de 15 mil habitantes do balneário. Serão realizadas melhorias na estação elevatória de água e construídos mais de cinco mil metros de adutoras, complementando a interligação do sistema Piúma e Anchieta. “A Cesan está investindo também na instalação de novos equipamentos para melhorar a vazão de água”, afirmou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler.
Os bairros beneficiados serão Centro, Nova Esperança, Distrito Iriri, Estrada, João XXIII, Justiça I e II, Nova Anchieta, Nova Jerusalém, Novo Horizonte, Oliveira, Ponta Castelhanos, Portal de Anchieta, Vila Anchieta, e demais bairros que compõem a sede de Anchieta.
A Cesan irá investir R$3.348.799 nas obras, pois o Governo do Estado definiu que vai reinvestir todo o lucro gerado no ano passado pela Companhia para a retomada de obras de saneamento que haviam sido paralisadas no Estado em virtude da contenção de despesas adotadas pela empresa para reequilíbrio econômico-financeiro no exercício de 2015.
A previsão é que as obras iniciem em junho deste ano e o prazo para execução é de 12 meses. “Há dificuldades no abastecimento de água em Anchieta, durante o verão, que ficarão sanadas com esta obra”, disse Amadeu Wetler.
Solenidade
Como parte das solenidades, aconteceu a transmissão simbólica da Capital do Espírito Santo para Anchieta, a assinatura do termo de responsabilidade da bula de canonização do santo padre e também a missa solene presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida (SP).
A missa foi assistida por quase três mil fiéis na Vila Olímpica do município e foi transmitida ao vivo pela internet.
“O São José de Anchieta adotou o Espírito Santo como sua terra. E ter essa ‘figura santa’ é de grande importância para nosso Estado. Ainda mais agora com a posse da Bula. E com certeza tudo isso atrai as pessoas para visitarem Anchieta, aumentando e fomentando o turismo religioso”, ressaltou o vice-governador, César Colnago.
Entenda a bula de canonização de São José de Anchieta
A bula é um documento emitido pela chancelaria papal, também chamada bula apostólica ou pontifical. Destina-se a reconhecer juridicamente a santidade, em valor universal, de São José de Anchieta que, a partir dela, integra o catálogo dos Santos reconhecidos pela Santa Sé. Nela apresenta-se resumidamente a vida do “Apóstolo do Brasil”, com destaque para os exemplos que o notabilizaram e por ela se estabelece o culto. É composta de várias páginas escritas em latim. A mesma ficará exposta por 30 dias no museu do Palácio Anchieta.