obra_de_setoriao_do_abastecimento_de_gua_na_rua_henrique_moscoso_em_vila_velha.jpg Obra de setorização do abastecimento de água na rua Henrique Moscoso em Vila Velha. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), preocupada com o abastecimento de água no município de Vila Velha, atenta ao crescimento constante da população, que exige atendimento imediato, vai investir R$ 19,5 milhões em obras de setorização em três setores: Caçaroca, Garoto e Boa Vista. Serão beneficiados 37 mil imóveis, num total de 148 mil habitantes.

As obras de setorização do abastecimento, drenagem e pavimentação no município foram anunciadas pela Cesan e Prefeitura de Vila Velha (PMVV) na tarde desta quinta-feira (12). Também foram abordadas as interdições de trânsito necessárias para a execução dos serviços nos próximos meses.

A coletiva de imprensa ocorreu na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Vila Velha, que fica na avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica, ao lado da Faculdade Novo Milênio. Estiveram presentes a diretora de Operação Metropolitana da Cesan, Sandra Sily, o secretário municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras Especiais, Zacarias Carraretto, e secretário municipal de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti.

Após a conclusão dos serviços de setorização, prevista para dezembro 2013, a Companhia diminuirá as perdas de obra_de_setorizao_do_abastecimento_de_gua_na_rua_castelo_branco_em_vila_velha.jpg Obra de setorização do abastecimento na rua Castelo Branco em Vila Velha. água, disponibilizando mais água para ser distribuída e combatendo ligações clandestinas e fraudes. Também possibilitará que menos bairros sejam atingidos em casos de paralisação dos sistemas de abastecimento, afetando uma parcela menor da população de Vila Velha. Ainda aumentará a pressão da água, que chegará com mais força nos imóveis.

A partir desta semana, a Cesan está entregando junto com as contas de água, folhetos informativos sobre as obras em 17 mil imóveis dos setores Garoto e Boa Vista. A setorização é a reformulação da distribuição de água, permitindo a distribuição separada de água proveniente das Estações de Tratamento. Desta forma, a setorização permite também obter avaliações localizadas dos problemas de falta d'água, possibilitando ações pontuais, identificando a causa com maior facilidade e agilizando a solução dos problemas.

Na 1ª etapa, haverá a implantação de cerca de 45 quilômetros de novas redes de distribuição de água com diâmetros que variam de 50 a 500 milímetros, instalação de macromedidores, adequação das elevatórias de água que atendem as partes elevadas do município e execução de ligações de água, em função das novas redes construídas. Além disso, serão vistoriados aproximadamente 24 mil imóveis nesses setores para recadastramento e identificação de eventuais fraudes e ligações clandestinas.

Estão sendo realizadas diversas reuniões com as lideranças comunitárias dos bairros que vão ser beneficiados. A última ocorreu no dia 29 de maio, em Barramares. Outras ocorrerão ao longo do andamento das obras. Na ocasião, técnicos da Cesan aproveitam para avisar com antecedência que a intervenção é de longo prazo e serão necessárias várias paralisações dos sistemas de abastecimento até a conclusão.

Semanalmente, às terças, quintas-feiras e, eventualmente, aos sábados, a empresa precisará paralisar momentaneamente o fornecimento de água para executar interligações e isolamento de setores, conforme procedimento já feito nas manutenções programadas. Dessa forma, com a população devidamente informada sobre a necessidade das intervenções, da importância e das melhorias que virão com essas obras, contamos com a compreensão e colaboração de todos, destacou a diretora de Operação Metropolitana, Sandra Sily.

A Cesan, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, alinhou o cronograma de execução das obras de setorização com o das obras de drenagem e pavimentação.

Melhorias nas pistas

coletiva_de_imprensa_para_anunciar_as_obras_de_setorizao_drenagem_e_pavimentao_em_vv_pequena.jpg Coletiva de imprensa para anunciar as obras de setorização, drenagem e pavimentação. Entre as intervenções realizadas pela Prefeitura estão a recuperação da drenagem e recapeamento de diversas ruas do bairro, a implantação de paisagismo e a melhoria da iluminação pública. A previsão é que o serviço seja concluído em quatro meses. O projeto contempla as principais ruas e avenidas da região do Grande Centro.

O Secretário de Infraestrutura, Projetos e Obras Especiais de Vila Velha (Seminfra), Zacarias Carraretto explica que o serviço será executado conforme cronograma das obras de setorização da Cesan. Após realização dessas intervenções, uma equipe da Prefeitura será direcionada ao local para fazer a recuperação da rede de drenagem pluvial e recapeamento asfáltico das pistas afetadas afirma Zacarias. A Prefeitura também realizará serviço de drenagem e recapeamento nas demais vias da região 1.

Serão beneficiadas com obras as avenidas Antônio Gil Veloso, Estudante José Júlio, Jerônimo Monteiro, Champagnat, Luciano das Neves; além das ruas Belém, Dr. Jair de Andrade, Cabo Ailson Simões, Cesar Alcuri, Henrique Moscoso, José Kizky, Leila Diniz, Lúcio Bacelar, Augusto Botello e Olegário Mariano.

Trânsito

Durante todo o período de interdição, agentes da guarda civil municipal de trânsito estarão nos locais para orientar os motoristas. Para garantir a segurança dos condutores e pedestres que passam pelos trechos em obras, a sinalização será reforçada ao longo da pista. Não será permitido o estacionamento de veículos no trecho que será utilizado como desvio.

Para o secretário de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, as retenções no tráfego deverão ser menores. A maioria das obras vai necessitar interditar apenas parcialmente a via e não totalmente, com isso o impacto é menor. Além dos agentes também faremos ajustes nos tempos dos semáforos do local interditado para liberar o fluxo de veículos, explicou.

Nas obras onde haverá a necessidade de interditar totalmente a via, o trânsito será desviado para ruas próximas. Nesses casos, os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos às mudanças dos pontos de ônibus no trecho interrompido. Os demais pontos continuarão no mesmo local.

Confira os bairros beneficiados com intervenções da Cesan por setor:

Setor Caçaroca
setor_caaroca.jpg  

Vinte e três de maio, Balneário Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Barramares, Cidade da Barra, Interlagos, João Goulart, Maria Ortiz, Morada da Barra, Morada do Sol, Morro da Lagoa, Normília da Cunha, Ponta da Fruta, Praia do Sol, Praia dos Recifes, Residencial Lagoa Jabaeté, Retiro do Congo, Riviera da Barra, Santa Paula, São Conrado, Terra Vermelha e Ulisses Guimarães.

Setor Garoto

setor_garoto.jpg
Praia da Costa, Conjunto Militar, Itapuã e Divino Espírito Santo.

Setor Boa Vista
setor_boa_vista.jpg

Coqueiral de Itaparica, Praia de Itaparica, Divino Espírito Santo, Boa Vista, Centro, Ilha dos Aires, Cristóvão Colombo, Santa Inês, Glória, Jaburuna e Cocal.

Confira os principais trechos das vias com intervenções

Em andamento com previsão de conclusão até o final de agosto

Av. Antônio Gil Veloso
Rua Chácara Figueira no cruzamento com a Av. Estudante José Júlio
Rua Castelo Branco no cruzamento com a Av. A. Gil Veloso
Rua Quinze De Novembro no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Rua Jofredo Novaes no cruzamento com a Av. A. Gil Veloso
Av. Desembargador Augusto Botelho
Rua 23 De Maio
Rua 23 De Maio no cruzamento com a Rua Luciano Das Neves
Rua Luciano Das Neves
Rua Henrique Moscoso
Rua Belém
Av. Santa Catarina no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Av. Desembargador Augusto Botelho, entre as Ruas Jofredo Novaes e a Rua Castelo Branco
Av. Castelo Branco, entre as Ruas Des. Augusto Botelho e Av. Antonio Gil Veloso
Rua Quinze de Novembro entre a Rua Joseph Zgaib e Av. Gil Veloso
Rua Henrique Moscoso entre a Rua Presidente Lima e Rua coronel Joaquim Freitas
Rua Luciano das Neves entre a Rua 23 de Maio e Rua Henrique Moscoso

Concluídas
Av. Champagnat, entre a Av. Hugo Musso e Av. Antonio Gil Veloso
Rua D. Jair De Andrade no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Rua Belo Horizonte no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Av. Resplendor no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Rua Vinícius Torres no cruzamento com a Av. Antônio Gil Veloso
Av. Antônio Gil Veloso no cruzamento com a Av. Champagnat

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

Assessoria de Comunicação Semob/Seminfra
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Thaíssa Dilly
Telefones: (27) 3149-7370/ 9720-6501
Assessoria de Comunicação Semtran/Semgov
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Kennya Gava
Telefones: (27) 3149-7923/ 9727-7303
www.vilavelha.es.gov.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade