Um estudo da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) concluiu que as Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) diminuíram o número de vazamentos e o desperdício no sistema de abastecimento de água. O equipamento foi instalado em 37 regiões da Grande Vitória e faz parte das ações da empresa para controle e redução de perdas.

Somando todos os locais onde a válvula foi instalada, deixam de ser desperdiçados 110 litros de água por segundo, totalizando 9.500 m³ por dia, que podem abastecer aproximadamente 47.500 pessoas. As VRPs também estão contribuindo para melhorar o abastecimento de água e diminuir os gastos da empresa com a manutenção das redes. O equipamento estabiliza a pressão de água na rede, o que possibilita a redução dos vazamentos.

Os equipamentos estão em setores, onde há, no máximo, 5.000 ligações às redes de água. Para definir os próximos locais em que ficarão as VRPs, estão sendo realizados estudos, que ajudarão a identificar a necessidade de controle da pressão nas redes de abastecimento de água numa determinada região. Equipamento  Equipamento contribui para melhorar serviços da Cesan

A previsão é que sejam instaladas mais válvulas na Grande Vitória, em médio prazo. Também estamos atuando com outras ações para combater as perdas no sistema de abastecimento de água, destacou a gerente de Engenharia e Serviços da Cesan, Maria da Glória Aubin.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Eric Lopes Menequini
2127-5076
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade