ETE Centro, em Guarapari, trata 16,6 milhões de litros de esgoto por dia.
ETE Centro, em Guarapari, trata 16,6 milhões de litros de esgoto por dia.

As comunidades abrangidas pelo Sistema de Tratamento de Esgoto (SES) do Centro, em Guarapari, vão participar de três atividades promovidas pela Cesan para entender melhor como funciona o saneamento. Estudantes, professores, moradores, lideranças comunitárias e agentes de saúde vão receber informações por meio de reunião, curso de capacitação, visita à estação de tratamento de esgoto (ETE) e teatro.

 

Nesta quarta (10), às 16h, será apresentado um teatro na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM Guarapari) para alunos de 6º ao 9º ano. Logo mais, às 19h, moradores e lideranças participam de uma reunião comunitária com informações gerais sobre os benefícios do tratamento de água e esgoto, a importância da adesão dos imóveis ao sistema, sobre tarifa, entre outros.

 

Ainda sem data, está previsto uma capacitação com agentes de saúde, professores e funcionários municipais, com carga horário estendida, para aprofundar sobre o tema esgotamento sanitário. Essa atividade finaliza com uma visita à ETE Centro, que tem capacidade de tratar 16,6 milhões de litros de esgoto por dia, evitando que seja lançado sem tratamento na natureza.

 

Os participantes das atividades são moradores dos bairros Centro, Parque da Areia Preta, Coroado, Olaria, Prainha de Olaria, São João, Independência, Santa Margarida, São Judas Tadeu, Ipiranga, Kubitscheck, Morro do Atalaia e Concha D’Ostra, área abrangida pelo SES.

 

A obra de implantação do sistema teve um custo de R$ 63,5 milhões e foi entregue em abril deste ano. Ao todo foram implantados 60,6 quilômetros de redes ETE Centro - Guarapari - emissáriocoletoras, 5,4 quilômetros de emissários, 12 estações de bombeamento e uma estação de tratamento de esgoto. Estão disponíveis 4.377 ligações prediais.

 

Para que a construção do sistema tenha resultado na despoluição das praias, rios e lagoas, os moradores devem fazer a ligação dos seus imóveis à rede coletora. Se na calçada tem uma caixa da Cesan, basta fazer a ligação do imóvel. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

 

 

Informações ao cliente:

115 – atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade