O O estudo foi desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Cesan A tecnologia de utilização do lodo proveniente do esgoto doméstico na agricultura familiar está cada vez mais próxima dos produtores rurais capixabas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) discutiu nesta quarta-feira (12) as áreas passíveis de aplicação do biossólido na Grande Vitória, já para a instalação das primeiras unidades de referência na utilização do material.

O estudo foi desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que está montando a primeira Unidade de Gerenciamento do Lodo (UGL) no Bairro Civit, município da Serra. A Grande Vitória foi escolhida para sediar a UGL porque é a região que gera o maior volume de resíduos. A UGL vai beneficiar o lodo para distribuir o biossólido, que é o lodo beneficiado, aos produtores rurais, explicou Adelaide da Costa, pesquisadora do Incaper.


Com a ajuda do Geobases, foram identificadas as áreas passíveis de aplicação do biossólido. Cabe ao Incaper cadastrar os produtores aptos a utilizarem o lodo do esgoto, bem como orientá-los com relação à quantidade exigida em cada cultura. Os estudos indicam a aplicação no café conilon, banana, abacaxi, eucalipto e seringueira. Para aplicar em outras culturas, é necessária uma avaliação técnica preliminar, lembra Adelaide. A liberação para que os agricultores possam utilizar esta tecnologia sem prejuízos ao meio ambiente fica por conta do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que será responsável pela fiscalização.

Recentemente, o projeto que propõe o aproveitamento do lodo do esgoto como fonte de matéria orgânica para a agricultura familiar recebeu três premiações. O trabalho exigiu muita dedicação e resultou em um estudo extremamente completo. O lodo é um produto que era desperdiçado na área urbana, e que tem enorme importância na agricultura, na zona rural. E não poderíamos deixar de mencionar a interface geoespacial, que facilita a fiscalização ambiental das áreas onde esses produtos são aplicados. Além disso, a parceria da Cesan, também foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, disse Adelaide.

Lodo de esgoto: inovação e sustentabilidade
Tecnologia desenvolvida pelo Incaper e pela Cesan como alternativa à destinação do lodo de esgoto. Rico em matéria orgânica e nutrientes, o lodo apresenta-se como fonte alternativa para adubação das plantas após o processo de higienização, promovendo a fertilidade nos solos, sobretudo em pomares de frutas. Esse projeto possui o suporte da ferramenta do Geobases para mapeamento e identificação das áreas aptas à aplicação do lodo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade