Transparência
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31/08/2010
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Ligação clandestina desvia mais de 100 mil litros de água tratada da Cesan em Cariacica


fraude_cariacica1_pequena.jpg A ligação clandestina desviava mais de 100 mil litros de água tratada por dia.Uma denúncia anônima, através do 115, levou a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) a uma ligação clandestina que desviava mais de 100 mil litros de água tratada por dia, em um sítio no bairro Limão, em Cariacica. A fraude foi eliminada e o proprietário foi encaminhado à delegacia de Cariacica Sede para prestar esclarecimentos à polícia, nesta terça-feira (31). A propriedade tem aproximadamente 46 hectares e a água era utilizada para irrigação de hortaliças, além de abastecer três imóveis localizados no terreno.

Após a denúncia, uma equipe da empresa constatou que a propriedade possuía uma ligação clandestina na adutora de água tratada de 250 mm, que abastece mais de três mil imóveis de Cariacica Sede e bairros adjacentes.A fraude foi constatada pela perícia técnica da Polícia Civil e os técnicos da Cesan eliminaram a ligação. De acordo com informações recebidas, a fraude existia há pelo menos dez anos. A empresa ainda não calculou o valor do prejuízo.
fraude_cariacica2_pequena.jpg A água era utilizada para a irrigação de hortaliças.
A ação foi realizada pela Divisão Sul de Atendimento ao Cliente da Cesan, com a participação de equipes das gerências de Distribuição de Água e de Gestão e Controle da Qualidade. Os trabalhos foram acompanhados pela Polícia Civil e Perícia Técnica.

A política de combate a ligações clandestinas faz parte do plano de redução de perdas da Companhia e tem reflexo na melhoria da qualidade do abastecimento de água para a população, já que o volume de água que deixa de ser desviado passa a atender aos clientes com ligações regulares.

As ações para identificar fraudes nas redes de água tratada estão sendo intensificadas em todos os municípios do Espírito Santo onde a Cesan tem a concessão dos serviços de saneamento. Denúncias de fraudes nas ligações de água podem ser feitas pelo telefone 115, pelo e-mail atcliente@cesan.com.br ou pelo site https://www.cesan.com.br/. A empresa garante o anonimato.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
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