Celso Caus, governador Renato Casagrande e presidente da Cesan, Neivaldo Bragato no lançamento do livro. O lançamento do livro Das fontes e chafarizes às águas limpas, do engenheiro civil Celso Luiz Caus, que atua há 37 anos na Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), foi marcado por recordações do passado e muita emoção para cerca de 500 pessoas que estiveram presentes e contribuíram para a evolução do saneamento no Espírito Santo. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (13) em comemoração aos 45 anos da Companhia no salão São Thiago do Palácio Anchieta, em Vitória, e foi aberto à participação do público.
O passado só é passado, porque alguém teve o cuidado de registrá-lo para as futuras gerações. Espero com esse livro ter contribuído para o registro do saneamento no Estado. Boa leitura a todos, destacou o autor, emocionado, diante de uma plateia repleta de empregados e aposentados.
Celso Caus resgatou de forma geral um pouco da história do saneamento e aproveitou para fazer uma surpresa Bolo em comemoração aos 45 anos da Cesan. para o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, e entregou uma placa de 1967 da primeira estação de bombeamento de água da Cesan, totalmente restaurada. Consegui com muita pesquisa achar essa placa da época da criação da Cesan e espero que futuramente ela possa fazer parte de um museu sobre o tema, disse.
O governador Renato Casagrande relembrou alguns nomes de personagens importantes na história da Cesan presentes no evento e agradeceu a Celso não somente por ter escrito o livro, mas por sua trajetória como servidor. Uma empresa é reconhecida pelos seus servidores e pela forma como é gerenciada. Por isso quero estender os parabéns a todos os servidores da Cesan, na figura de Celso Caus, afirmou.
Casagrande lembrou que quando se trata de serviço público, como é o saneamento, só existe ponto de partida. É um trabalho que nunca acaba, sempre há mais serviço a fazer. Estamos no meio do caminho e tenho satisfação em ver a Cesan cumprindo o seu dever e investindo na melhoria da qualidade de vida da população. Quem faz a diferença no serviço público, jamais será esquecido. E Celso estará para sempre no coração do povo capixaba, frisou.
O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, agradeceu a Celso por ter aceito o desafio de contar para todos a história do saneamento básico no Espírito Santo. Com esse livro, a Cesan faz um investimento diferente: o de materializar e preservar o valor da cultura, ou seja, a memória não só da companhia, mas de toda a trajetória do saneamento no Estado, registrando ainda aspectos relevantes do saneamento no Brasil, explicou. Bragato também parabenizou a todos os empregados e aqueles que ajudaram a construir a história da Cesan.
Histórico
Coral das Águas da Cesan se apresentou na abertura do evento. A pesquisa para produção do livro teve início em setembro de 2011 e, segundo o autor, o conteúdo destina-se a pesquisadores, estudantes, e qualquer pessoa que deseja conhecer a história do Espírito Santo sob a ótica da evolução do saneamento. Tive o privilégio de participar e acompanhar essa história como empregado da Cesan durante 37 anos. Além de retratar a notável evolução do saneamento no Estado, a proposta do livro é contribuir com um futuro promissor, por meio do conhecimento do passado e do entendimento do presente, conclui.
O livro registra desde a primeira construção abastecida com água encanada em Vitória, em 1643, até as recentes conquistas do Programa Águas Limpas, que universalizou o abastecimento de água nos municípios atendidos pela Cesan e transformou Vitória na primeira capital a ter 100% de esgoto coletado e tratado no Brasil.
O livro conta a história do saneamento no Espírito Santo, como começou o abastecimento de água até chegar ao tratamento do esgoto. A pesquisa abrangeu o período anterior à Cesan, a fase atual e a projeção futura. Assim, na Parte I, está uma síntese histórica desde o período da colonização até a criação da Cesan, sem deixar de contextualizar o cenário dos recursos hídricos e do meio ambiente na Grande Vitória e no interior do Estado. Na Parte II, mais técnica, apresenta a evolução da Cesan, enfocando também o Plano Estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo 2011-2014.
Em Das fontes e chafarizes às águas limpas também é mostrada a trajetória dos serviços de esgoto, Celso Caus autografou os livros dos convidados. pioneiramente no Centro de Vitória, desde os carregadores que transportavam e lançavam os dejetos na maré até o recente aumento da cobertura de esgoto de 20% para 60% em menos de 10 anos, com meta de 70% em 2014 e a universalização em 2025.
Criada em 1967, a Cesan tem hoje atende cerca de 2,3 milhões de pessoas em 52 municípios do Estado com universalização de água e caminha para, até 2025, conseguir a universalização em coleta e tratamento de esgoto. Este ano a empresa estima um faturamento acima de R$ 500 milhões.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua