Depois do Laboratório de Esgoto, agora o Laboratório de Controle da Qualidade de Água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) recebeu a acreditação ISO/IEC 17025 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A titulação foi concedida no início deste mês após oito meses da avaliação realizada pelos auditores do Inmetro.
Foram avaliados requisitos gerenciais, como a organização, o sistema de qualidade, o controle de documentos e o atendimento ao cliente. Já os requisitos técnicos avaliados envolvem a acomodação e condições ambientais, os métodos utilizados para ensaio, os equipamentos, as amostragens, as medições e a garantia de qualidade dos resultados. O gestor do Controle de Qualidade de Água da Cesan, Antonio Elias Simões, destaca que a acreditação aumenta a credibilidade da Companhia como um todo, seja no ambiente corporativo ou no atendimento ao cliente, pois traz um respaldo em nível internacional.
O laboratório que acaba de receber a titulação é responsável por analisar e monitorar os sistemas de tratamento de água, atendimento às demandas operacionais para avaliação da eficiência do tratamento, bem como acompanhar o impacto causado ao meio ambiente. Mensalmente, o laboratório executa análises de amostras de águas das redes de distribuição, estações de tratamento de água, e mananciais utilizados para captação.
Acreditação
A acreditação é o reconhecimento formal, por um organismo independente especializado em normas técnicas, de que uma instituição atende aos requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. É concedida com base na NBR ISO/IEC 17025, que especifica os requisitos gerais para competência de laboratório de ensaio e calibração, de acordo com diretrizes estabelecidas pela International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC).
Os principais benefícios que a Acreditação NBR ISO/IEC 17025 traz:
- maior confiança nos resultados e aceitação mundial;
- maior credibilidade junto aos órgãos ambientais e vigilância sanitária;
- valorização e aumento da capacitação dos funcionários do laboratório;
- valorização da empresa.