Transparência
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19/11/2009
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Gerência de Gestão e Controle da Qualidade da Cesan obtém recertificação na ISO 9001

dsc06986_pequena.jpg A Gerência de Gestão e Controle da Qualidade conquistou a recertificação na ISO 9001.A Gerência de Gestão e Controle da Qualidade da Cesan conquistou a recertificação na ISO 9001, nesta quarta-feira (18), após auditoria realizada pela certificadora BSI. A Gerência havia obtido a certificação em 2006, que terminaria neste ano. A recertificação já atende à nova versão da norma, a ISO 9001:2008.

O auditor da certificadora, Paulo Neto, avaliou durante três dias as atividades de Controle de Qualidade da Água; do Laboratório Central de Análise de Água – que faz as análises físico-químicas, microbiológicas, hidrológicas da água e de produtos químicos – e do Laboratório de Análise de Esgoto – que faz as análises físico-químicas e microbiológicas de esgoto.

Os critérios analisados referem-se aos objetivos que compõem a política de qualidade da Empresa, como atendimento de excelência ao cliente, busca constante de melhorias na prestação dos serviços e confiabilidade nos resultados. A Gerência também teve que se adequar à versão 2008 da norma ISO 9001, que evidencia a necessidade de registro dos procedimentos e a melhoria contínua dos processos.

dsc09768_pequena.jpg O Sistema de Qualidade foi implantado nos laboratórios da Cesan em 2006.Para a gerente de Gestão e Controle de Qualidade da Cesan, Elza de Abreu Costa, manter o Sistema de Qualidade exige muita dedicação e a colaboração dos empregados da Gerência foi fundamental. A participação e o compromisso da equipe facilitou o processo, enfatizou. Ela disse ainda que o Sistema de Qualidade é uma excelente ferramenta de gestão, por identificar os pontos que devem ser melhorados.

O empregado Fábio da Costa afirmou que o desafio foi grande, porque para ganhar a recertificação é preciso manter a qualidade nos procedimentos do dia-a-dia. Para Joana Nascimento, que trabalha no Laboratório de Análise de Esgoto, em Mulembá, Vitória, a maior dificuldade foi gerenciar a questão de melhoria contínua, exigida pela nova versão da norma.

De acordo com Juciane Silva, que trabalha no Laboratório Central, a obtenção da certificação, em 2006, trouxe muitos benefícios para os processos realizados pela Gerência, mas a segunda auditoria foi mais exigente, cobrando melhorias e inovações. Juciane afirma ainda que a implantação do Sistema de Qualidade melhorou a atuação da Gerência. A implantação do sistema prepara um registro dos procedimentos para a empresa, permitindo a continuidade do trabalho, ressaltou.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
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