Transparência
icon-transparencia
07/07/2008
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Estação de Tratamento de esgoto da Cesan em Aracê tem efluente mais limpo que a água do córrego

ete_arac_3_pequena.jpg O tratamento reduz em mais de 90% a carga orgânica do esgotoO efluente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Aracê, distrito de Domingos Martins, é mais limpo que a água do próprio córrego onde é lançado. Segundo técnicos da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o efluente tem mais de 90% de redução da sua carga orgânica, índice considerado de excelência para tratamento de esgoto.

A alta eficiência é fruto do investimento de R$ 1,5 milhão que a Cesan realizou na implantação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto com tecnologia de ponta. O esgotamento sanitário de Aracê conta com cinco mil metros de rede, reator anaeróbio, biofiltro aerado, decantador secundário e um sistema de desinfecção por raio ultravioleta.

ete_arac_2_pequena.jpg O projeto arquitetônico se integra à paisagem da regiãoO sistema, que opera em fase de testes, tem capacidade para tratar 7,2 l/s (litros por segundo), o que representa mais de 620 mil litros de esgoto que podem deixar de ser lançados diariamente na natureza. A cobertura do serviço está disponível para mais de mil habitantes da região. Atualmente, 589 moradores do distrito já aderiram ao sistema de esgotamento sanitário, somando cerca de 4 l/s de esgoto tratado.

Integração com a comunidade

Um dos desafios enfrentados pela Cesan na implantação do sistema de esgotamento sanitário em Aracê foi construir uma estação de tratamento de esgoto que não interferisse no aspecto paisagístico da localidade. Após diversas reuniões com a comunidade, a Companhia desenvolveu um projeto que se integra perfeitamente à paisagem da bela Região Serrana do Espírito Santo. Além de melhorar a qualidade de vida da população e fomentar o turismo na região, a ETE Aracê vai contribuir para a despoluição do rio Jucu, já que o esgoto deixará de ser lançado em um de seus afluentes, o córrego Pedra Azul.

A construção da ETE Aracê faz parte do Programa Águas Limpas, o maior plano de investimentos em saneamento da história do Espírito Santo. Até 2011, a Cesan vai aplicar mais de R$ 760 milhões na ampliação dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário nos municípios onde a Companhia tem a concessão dos serviços.


Informações adicionais:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade