Transparência
icon-transparencia
26/01/2022
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Entenda as manutenções programadas realizadas pela Cesan

Serviços de substituição de um transformador realizados na ETA Santa Maria durante a madrugada do último sábado (22)

Manutenções preventivas e periódicas são feitas pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) para garantir o funcionamento regular dos sistemas de abastecimento de água. Entre os serviços realizados estão substituição de tubulações, válvulas, interligação de novas redes, manutenção elétrica e mecânica em sistemas de bombeamento, substituição de equipamentos como transformadores, entre outros.

As manutenções preventivas permitem que os serviços sejam realizados de forma planejada. Assim, os clientes podem ser informados com antecedência e se prevenirem com reserva adequada de água nos períodos de interrupção do abastecimento para a realização dos serviços. Todas as manutenções programadas pela Cesan são divulgadas com antecedência mínima de três dias no site da empresa e os clientes que estão com o cadastro atualizado também recebem um aviso por SMS. Por isso é muito importante que os imóveis tenham reservatório de água com capacidade para o consumo de 24 horas dos residentes.

Preferencialmente, as manutenções que abrangem maior número de bairros são programadas para os finais de semana e períodos noturnos. Essa medida garante menor impacto no fornecimento de água, pois o consumo nesses períodos é menor uma vez que o comércio está fechado e também não funcionam escolas, indústrias, entre outras instalações que consomem grande volume de água. Também permite que a distribuição de água para a população seja retomada em menor tempo.

Os clientes que quiserem receber os avisos por SMS podem atualizar o número do telefone celular no cadastro da Cesan. Basta acessar https://agencia-ng.sistemas.cesan.com.br/, menu Minha Conta, Atualização de cadastro e atualizar os dados. A atualização também pode ser feita pelo telefone 115 ou 0800 095 2305, para clientes de Aracruz. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

Serviços na ETA Santa Maria

Os serviços são iniciados nos finais de semana, à noite ou de madrugada, quando o consumo é menor pois instalações de grande consumo como comércio, indústrias, escolas, entre outras, estão fechadas

No último sábado (22), por exemplo, foi realizada a substituição de um transformador de grande porte na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Maria, que abastece bairros de Serra e Cariacica. Segundo o engenheiro João Vitor Petri Penholato, da Divisão de Manutenção Eletromecânica Norte da Cesan, os serviços tiveram início às três horas da madrugada. “Iniciamos as atividades nesse horário para diminuir os custos com locação de equipamentos e reduzir o tempo de paralisação em horário de maior consumo”, explica.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade