Em uma comunidade, a liderança representa o interesse dos moradores nas reivindicações e nas discussões para melhoria dos bairros. E para promover essa interação e o exercício da cidadania, a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) promoveu pelo oitavo ano consecutivo o Encontro com Lideranças da Grande Vitória.
Realizado no último sábado (7), o evento contou com mais de 100 lideranças, que discutiram sobre abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto. O encontro aconteceu no Alice Vitória Hotel, em Vitória.
Além das lideranças comunitárias da Grande Vitória, estiveram presentes no evento os diretores da Cesan, representante da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), além de gestores e técnicos da Cesan.
A abertura e as boas-vindas aos participantes foram feitas pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Thiago Furtado. Ele destacou a importância dos líderes comunitários para a atuação da Cesan. “Vocês são os norteadores do nosso trabalho. É através da interação com os representantes de bairros que temos conhecimento das demandas e necessidades das comunidades e assim podemos atendê-las”, salientou.
Antes do evento ser aberto para perguntas, o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), apresentou os investimentos previstos pela Companhia. “Nos próximos quatro anos vamos investir mais de R$ 2 bilhões na ampliação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto. E isso não é uma previsão. Todos esses recursos já estão contratados e garantidos para a execução das obras. São investimentos que garantem a universalização da coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana da Grande Vitória.”, anunciou.
O 8º Encontro com Lideranças Comunitárias teve como objetivo dar voz às lideranças que são os principais interlocutores entre a empresa e suas comunidades, trocar experiências, renovar a parceria, além de fortalecer o relacionamento criando novos espaços para diálogos.
O primeiro encontro aconteceu em 2010 e tem crescido anualmente, se consolidando como um importante fórum de boas e novas práticas, ampliando a transparência e a prestação de contas dos serviços ofertados pela companhia.