Transparência
icon-transparencia
02/04/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Empregado da Cesan desenvolve sistema para monitorar equipamentos em estações de tratamento de esgoto

A A idéia de criar esse aparelho surgiu no projeto de dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), O engenheiro Thobias Tose, empregado da Divisão de Manutenção de Esgoto da Cesan, desenvolveu um sistemapara monitorar remotamente os motores dos aeradores superficiais, as elevatórias (bombas) e painéis elétricos das estações de tratamento de esgoto.Os aparelhos estão em fase de testes na Estação de tratamento de Esgoto (ETE) de Camburi.

A idéia de criar esse aparelho surgiu no projeto de dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob a orientação do Professor Doutor Anilton Salles Garcia, e tem como objetivo auxiliar na manutenção preventiva de equipamentos. Como contrapartida ao apoio da empresa para realizar o mestrado, decidi desenvolver esse projeto através do qual é possível prever problemas em equipamentos antes que eles aconteçam, por meio de verificação de alguns fatores, como temperatura do estator e corrente elétrica dos motores. Além disso, é possível realizar o acionamento remoto desses equipamentos. O aparelho é barato e eficiente, explicou.

Como desdobramento do projeto, ele espera que no futuro essa tecnologia possa ser aplicada em outras áreas da empresa, como em monitoramento de hidrômetros para a área comercial, sensoriamento de pontos de pressão de uma determinada região, turbidez dos rios que abastecem as estações de tratamento de água, controle de iluminação ou ainda a substituição de cabeamentos de sensores das estações da empresa.

O desenvolvimento dos protótipos durou cerca de oito meses e atualmente existem sete pontos de monitoramento na ETE Camburi. Eles ficamlocalizados em áreas de difícil acesso, no meio da lagoa em que ocorre o tratamento, onde há risco de contaminação quando se faz necessária qualquer tipo de inspeção.

O monitoramento remoto acontece com a utilização de redes de sensores sem fio, que tem a capacidade de coletar as características físicas de ambientes, equipamentos, pessoas e enviá-las via interface de Rádio Frequência. A tecnologia escolhida para o projeto foi a ZigBee, pois funciona com baixa potência e é capaz de se ligar a um grande número de dispositivos, em uma mesma rede.

As principais vantagens do uso dessa tecnologia, segundo Tose, são o baixo custo do equipamento (cerca de R$ 350,00, incluindo os paineis solares, rádio, bateria, sensores), baixo consumo de energia (os módulos são alimentados por pequenas baterias recarregáveis por paineis solares), facilidade de implantação, reconfiguração, auto-organização e disponibilidade.

De acordo com Thobias Tose, outra característica importante se refere a quando um módulo fica inoperante. Nesse caso, os módulos vizinhos procuram uma rota alternativa, garantindo assim a estabilidade da rede e a entrega dos dados coletados afirma.

Outra vantagem é a praticidade. O monitoramento pode ser realizado por um computador conectado à rede remotamente e os dados também são disponibilizados através da Internet. Eles podem ser verificados por meio de um celular ou tablet, facilitando a supervisão.

Inovação e pesquisa
Todo ano a Cesan realiza o Encontro de Inovação da Cesan, que tem sidoum importante mecanismo de sistematização da ação inovadora na empresa. O evento, que está previsto para acontecer neste ano em novembro, tem como objetivos: fomentar a integração dos empregados, promover a difusão e o intercâmbio de novas tecnologias e conhecimentos, incentivar o aprimoramento tecnológico por meio do reconhecimento e premiação de Inovações e/ou Pesquisas desenvolvidas por colaboradores da Cesan.

Além desse evento de estímulo à inovação, a empresa também constituiu, em 2004, o Comitê Permanente de Cooperação Técnico-Científica com o objetivo de identificar demandas por pesquisas na Companhia, definir procedimentos, estabelecimento e gestão de convênios com instituições de ensino e pesquisa, captar recursos, coordenar, acompanhar, avaliar e divulgar as ações voltadas para a inovação e o desenvolvimento tecnológico dentro da empresa.


Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
Texto: Marcella Lucci
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade