As técnicas em saneamento, Lorena Contini e Rubia Marotto e o operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Iúna, Orlando Cote, realizaram palestras em duas escolas no sul do estado na semana do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Ao todo, cerca de 175 pessoas, entre estudantes e professores, participaram dos debates.
O primeiro evento aconteceu na terça-feira (22), na Escola Santíssima Trindade, em Iúna. O assunto principal foi o tratamento da água e reuniu 150 pessoas. O palestrante Orlando Cote destacou que, por ser profissional do saneamento, finalizou o debate com a sensação de dever cumprido. “Gostei da empolgação e interesse dos professores e alunos com a palestra, participativos e preocupados com nosso recurso mais precioso que é a água”, disse.
Já na manhã da quarta-feira (23), o público a turma de técnicos em agropecuária, da escola Família Agrícola de Castelo (Efac – Mepes), em Castelo. A apresentação sobre saneamento ficou com Lorena Contini e Rubia Marotto, que contaram com o apoio do gestor do polo de Castelo, Liezer Fim. Durante o discurso, elas pontuaram sobre a Cesan e o tratamento da água e do esgoto, além de apresentarem um vídeo educativo sobre conscientização ambiental. Ao final, as 25 pessoas presentes receberam um informativo com o relatório anual da qualidade de água no município.
Para Marotto, ex-aluna da escola em que discursou, após 2 anos da pandemia da Covid-19, retornar com ações presenciais de educação é gratificante. “Fiquei muito feliz em contribuir e sou grata pela oportunidade. Como profissional do saneamento, é uma honra propagar conhecimento sobre algo tão importante, especialmente no local onde também já estudei e pelo qual tenho muito carinho. Sinal de que a educação faz toda diferença”, afirma.
Próximo evento
Na sexta-feira (25), a técnica em saneamento Verônica Pacôva e o operador da ETA, Egnaldo Knak também promovem um debate sobre a importância e o tratamento da água, na Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.