Uma visão atual e ampla das ações de gestão, obras e criação de pactos para a construção da segurança hídrica. Este é o conteúdo do livro “Construindo a Segurança hídrica”, de Percy Soares Neto e Valmir Pedrosa, que foi presenteado ao diretor presidente da Cesan, Amadeu Wetler; ao diretor Operacional, Luiz Cláudio Rodrigues; e ao diretor Administrativo e Comercial, José Eduardo Pereira, na manhã desta segunda (26).
A publicação, que contém informação sobre o Comitê Hídrico do Governo do Espírito Santo, é voltada para estudantes de graduação, pós-graduação, professores, membros de comitês de bacias hidrográficas, consultores, gestores públicos, gerentes executivos, analistas, e especialistas, entre outras relacionadas ao tema da gestão dos recursos hídricos.
O Comitê Hídrico Governamental promoveu intenso debate social e técnico, e decisões importantes foram tomadas, como gestão conjunta da barragem de Rio Bonito, priorizada para abastecimento; abrertura de 24 poços; carros-pipa; uma intensa comunicação. Um diferencial foram os Acordos de Cooperação Comunitária entre usuários dos rios e Comitês de Bacia. Ações estruturantes foram aceleradas: e o sistema de abastecimento Reis Magos, previsto para 2020, inaugurado em 26 de outubro de 2017. A represa no Jucu – Barragem dos Imigrantes – reforçará o fornecimento para um milhão de habitantes, com início de obras previsto para 2019. Já a Seag prevê a construção de 61 barragens, sete em convênio com a Cesan.
O livro foi entregue aos diretores por um dos autores, Valmir Pedrosa, e pelo gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva.
Segundo o presidente Amadeu Wetler, a ainda há muito a fazer em relação à crise hídrica. ”Na visão de futuro e nas estratégias, estamos todos focados. A crise hídrica, a pior nos últimos 80 anos, trouxe a discussão sobre o meio ambiente para o centro da agenda dos capixabas de uma maneira nunca antes vista. Preservar, recuperar, reservar água, despoluir mananciais e economizar são assuntos recorrentes”.