Na última quinta-feira (15), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizou o Dia de Campo de Saneamento Rural. O evento aconteceu no Sítio Müller, localizado na Comunidade Rural de Rio do Meio, em Santa Leopoldina – ES. O objetivo principal foi apresentar as tecnologias que podem ser usadas na construção de aproximadamente 100 fossas sépticas na Bacia do Rio Mangaraí, previstas no Projeto Mangaraí.
O evento, que contou com a participação de 42 pessoas, foi realizado para a capacitação de técnicos e de agricultores da região. Os presentes participaram de demonstrações práticas sobre como funcionam os equipamentos que fazem o tratamento do esgoto sanitário (fossa biodigestora), de tanques, chuveiros e pias (jardim filtrante), além da cloração da água do reservatório nas propriedades rurais (clorador), para o consumo posterior.
O cafeicultor Altino Müller, de 80 anos, dono da propriedade onde foi realizado o Dia de Campo, destacou a importância das tecnologias usadas para o conhecimento dos agricultores e suas famílias. “A realização do evento de tecnologia é muito importante, pois com tecnologia a família vem obtendo melhorias de vida. Agradeço os participantes e desejo que o Projeto das fossas dê certo para melhoria de todos”, comenta.
Além do Dia de Campo, técnicos da Cesan, Incaper, Iema, Idaf e Prefeitura Santa Leopoldina, puderam participar de um Curso de Saneamento Rural, realizado na Universidade Aberta do Brasil, em Santa Leopoldina. Durante dois dias (13 e 14), os técnicos que participaram do curso foram instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP).
Saiba mais sobre o Projeto Mangaraí
O Projeto Mangaraí faz parte da Carteira de Projetos que o Governo do Estado do Espírito Santo vem negociando com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), denominada Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem.
O projeto prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região. Os estudos vão indicar alternativas para redução do transporte de sedimentos e melhoria de qualidade de água nas bacias estudadas.
O projeto é uma parceria entre a Cesan, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura de Santa Leopoldina e o Governo do Estado.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Raquel d’ Ávila
2127-5076/99909-7311
Texto: Bruna Ribeiro
www.cesan.com.br
www.facebook.com.br/seliganarede