Todos os dias, quando realizamos ações muito simples, como lavar louças, tomar banho ou apertar a descarga do banheiro, estamos movimentando milhões de litros de água contaminada que, se não receberem tratamento adequado, causarão muita poluição ao meio ambiente. O esgoto, ao qual damos pouca ou nenhuma importância, é matéria prima do trabalho da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
A empresa é responsável por coletar e tratar aquilo que a população descarta. “O esgoto doméstico e comercial, quando chega à Estação de Tratamento de Esgoto, chega com uma carga orgânica alta. O objetivo principal é reduzir a carga orgânica e bacteriana para depois devolver ao meio ambiente de maneira adequada”, explica o gerente de Operação Metropolitana Norte, Luiz Cláudio Rodrigues.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá, Araçás, Bandeirantes e Aeroporto, que tratam o esgoto da Grande Vitória, possuem eficiência superior a 95% na remoção de matéria orgânica. Somente a ETE Mulembá, que recebe os efluentes de Vitória, trata por dia 26 milhões de litros de esgoto. Isso significa que muito esgoto deixa de ser jogado na Baía de Vitória. O desafio da Cesan, de acordo com Rodrigues, é ter uma baía de Vitória totalmentedespoluída no futuro.
A universalização do saneamento na Grande Vitória tem sido um trabalho extensivo da Cesan eo resultado disso pode ser visto na balneabilidade das praias da Capital. Desde 1999 até o ano de 2015, quando o número de pessoas ligadas à rede de esgoto aumentou significativamente, a Companhia observou, por meio de monitoramento, que as praias de Vitória apresentaram melhora de balneabilidade em virtude da redução da poluição.
“Saneamento básico é saúde para a população, com a redução de doenças de vinculação hídrica. Por isso é preciso ter consciência de que o tratamento do esgoto é fundamental”, finaliza Rodrigues.
Confira o passo a passo para o tratamento do esgoto
- Quando o esgoto chega à ETE ele recebe um tratamento preliminar no sistema de gradeamento de caixas de areia para a retirada dos sólidos grosseiros, como areia, cabelo, fio dental, entre outros resíduos que são descartados pelo vaso e chegam à Estação.
- Em seguida o esgoto segue para o tanque de aeração. Aqui o efluente recebe uma injeção de oxigênio, de modo que é formada uma grande colônia de bactérias aeróbias que vão degradar a matéria orgânica.
- No próximo passo, o esgoto segue para o tanque de decantação, no qual acontece a separação da água e do lodo. Essa matéria acaba virando um subproduto do chamado biosólido, que a Cesan fornece para utilização na agricultura.
- No final água, antes de ser devolvida ao meio ambiente, passa pela desinfecção por ultravioleta onde são removidos os micro organismos. Inclusive, essa água é reutilizada por prefeituras e empresas do ramo da construção civil para evitar o uso de água potável em atividades diversas ao consumo humano.