oficina_paisagismo_pequena.jpg Preservar os recursos hídricos e usar a água de forma racional é uma questão de educação e de consciência ambiental e não há melhor lugar para aprender essas atitudes do que na escola. Transmitir esses conhecimentos foi o principal objetivo da oficina de paisagismo Aprender fazer fazendo, promovida pela Cesan na Escola Estadual de Ensino Médio Hilda Miranda Nascimento, na Serra. O treinamento teve duração de quatro dias e foi concluído na quinta-feira (27). Foi realizado com o apoio da direção da escola e da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Além dos alunos, a oficina foi aberta à comunidade do bairro Eldorado, onde se localiza a escola. Participaram 25 pessoas que tiveram aulas teóricas sobre composição de paisagens, dimensionamento e previsão de mudas, elementos que compõem um jardim, manejo e irrigação. As aulas práticas foram realizadas na própria escola. Os alunos escolheram a entrada principal para desenvolver as atividades de plantio e paisagismo.

Segundo a técnica da Cesan, Ednalva Moreira, a idéia da oficina surgiu quando integrantes da Divisão de Educação Ambiental realizavam trabalho de conscientização no bairro Eldorado, como condicionante ambiental para operação do sistema de esgotamento sanitário. Eles perceberam que também precisavam desenvolver atividades específicas para crianças e adolescentes que, além do aspecto ambiental, promovessem integração social.

Para a estudante Andreza Souza Borba, o principal ponto positivo da oficina foi o caráter de integração. Aprendi coisas que levarei pela vida inteira. Fiz novas amizades, trabelhei em equipe, aprendi a me adaptar a outros perfis de pessoas. Percebi que em equipe tudo podemos fazer, concluiu.

Segundo a estudante Letícia França, a oficina também ampliou seus conhecimentos sobre recursos hídricos. Aprendemos a preservar mais ainda a água e não desperdiçar, afinal, é um bem precioso. Também achei muito importante o aprendizado, pois agora podemos fazer jardins em nossas residências. O colégio também ficou com um ambiente muito melhor, comemorou.

As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Dauro Bricio Junior, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar). Ao fim da oficina, os alunos preencheram um formulário, onde opinaram sobre o conteúdo e registraram seus depoimentos. A maioria avaliou o treinamento como ótimo, agradeceu o carinho e o empenho do professor, que foi classificado como exigente.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade