“A Cesan, investindo na coleta e no tratamento de esgoto, dá a sua maior contribuição para reduzir a degradação dos mananciais do Espírito Santo”, frisou. Ele informou também que a Companhia distribui água tratada para quase 100% da população e atende a 35% com esgoto tratado.
Paulo Ruy acrescentou que a Cesan, nos próximos quatro anos, tem como meta aumentar a cobertura de esgoto coletado e tratado para 60% da população e já possui um Plano Diretor de Esgoto em execução para contemplar as áreas que não possuem o serviço.
A secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Abaurre, na abertura do evento, disse que o poder público sozinho não tem condições de avançar na preservação dos recursos hídricos. “É necessária a participação de todos, empresas, população e diversas instituições”, afirmou.
Ela ainda fez questão de frisar que o cenário dos recursos hídricos hoje no Estado não é bom, mas é uma prioridade para o Governo do Estado. “precisamos estabelecer uma política adequada de gestão dos recursos hídricos”, completou.
Painéis
O presidente da Cesan é o mediador do 1º painel do 3º Seminário Encontro das Águas. Os expositores são o Diretor da Agência Nacional de Águas e Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Oscar de Moraes Cordeiro Neto, e o Gerente de Recursos Hídricos do Iema e também Conselheiro do CNRH, Fábio Ahnert. O evento prossegue com mais quatro painéis e debates públicos, até o encerramento, às 18h15. A entrada é gratuita.
O evento tem o patrocínio da Cesan e da Samarco. A realização é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Rede Gazeta.
Foto(s)