Transparência
icon-transparencia
10/12/2013
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan mostra o uso do lodo de esgoto como adubo na agricultura durante a Feira do Verde

Maquete eletrônica do estande da Cesan.
Maquete eletrônica do estande da Cesan.
Nesta 24ª Feira do Verde que inicia na quarta (11), na Praça do Papa, em Vitória, a Cesan participa com o estande Uso do Lodo de Esgoto como Adubo na Agricultura, acompanhando o tema maior do evento: Resíduos Sólidos. Na área da companhia, os visitantes poderão conferir todo o processo de formação do adubo, desde a ligação da casa à rede de coleta, passando pela estação de tratamento, onde é gerado o lodo, até a forma como é feita o fertilizante orgânico na Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) e seu uso na agricultura, finalizando com uma feirinha.
Por ano, 2.400 toneladas de adubo poderão ser produzidas para atender propriedades rurais da Região Metropolitana. A metodologia para o uso do lodo na agricultura é resultado de um estudo feito pelo Incaper, e patrocinado pela Cesan. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, a companhia está dando os primeiros passos para a reciclagem do lodo do esgoto, mas confiante no resultado para o meio ambiente. “Com a UGL e o uso do lodo de esgoto como adubo estamos transformando um problema em uma solução ambiental”, explicou.
Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), onde o lodo será transformado em adubo.
Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), onde o lodo será transformado em adubo.
UGL Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) é a unidade responsável pelo recebimento, processamento, caracterização, transporte, destinação do lodo de esgoto produzido por uma ou mais estações de tratamento de esgoto sanitário e monitoramento dos efeitos ambientais, agronômicos e sanitários de sua aplicação em área agrícola. Feira do Verde Maior evento em educação ambiental no Estado, realizado anualmente, a Feira do Verde tem o objetivo de envolver o poder público, empresas e sociedade neste tema. Sua primeira edição ocorreu em 1990. A feira reúne cerca de cem expositores, que representam instituições públicas, sociedade civil organizada e empresas privadas.
Uso do lodo como adubo.
Uso do lodo como adubo.
São discutidas questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental. Os agentes participantes são levados a refletir sobre seus papéis na sustentabilidade dos ecossistemas e das populações humanas. Um público estimado em 200 mil pessoas prestigiam as atividades do evento. Os visitantes são, em sua maioria, professores, estudantes, técnicos, bem como famílias que buscam informação e conhecimento sobre a temática central da feira ou acerca das ações promovidas pelas entidades participantes na área da educação ambiental. Neste ano, a abertura será na quarta-feira (11), às 8h30, no auditório central. Logo depois, começa pela primeira vez no Estado, o Seminário de Avanços e Perspectivas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado pelo Ministério Público do Espírito Santo, nos dias 11 e 12, das 9 às 18 horas.  A 24ª Feira do Verde contará com vários estandes, espaço lúdico para apresentações culturais e atividades educativas com as crianças, Praça de Alimentação, banheiros, bicicletários.   Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo. Informações à Imprensa: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan Luciana Roberty 2127-5071/99831-5904 Raquel d’Ávila 2127-5076/99909-7311 Informações Feira do Verde: http://hotsites.vitoria.es.gov.br/feiradoverde2013/ www.cesan.com.br comunica@cesan.com.br www.twitter.com/DavidGota_ www.twitter.com/McH2O www.twitter.com/Liganarede www.facebook.com.br/poupeagua www.facebook.com.br/seliganarede
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade