Transparência
icon-transparencia
02/06/2006
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan leva água até Reserva Ambiental

Os estudantes, pesquisadores, funcionários e visitantes do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba, contam agora com água tratada nas dependências administrativas e banheiros, incluindo o Centro de Vivências da unidade de conservação ambiental. No sábado (3), às nove horas, o diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, e a secretária do meio ambiente e recursos hídricos, Maria da Glória Abaurre, estarão na sede do parque para inaugurar a nova rede de abastecimento. Durante a solenidade serão plantadas mudas de árvores. Para atender as cerca de duas mil pessoas que passam pelo Parque todos os meses, a Cesan investiu R$ 31,3 mil reais na construção de 3 quilômetros 161 metros de rede, desde a entrada de Setiba até o parque. Cuidado com a natureza Grande parte da rede passa por dentro da reserva ambiental, o que exigiu cuidados especiais na sua construção e envolveu os trabalhadores da companhia em situações inéditas. A convivência com a fauna do parque exigiu, por exemplo, que os serviços fossem paralisados durante quase um dia inteiro, para esperar que uma cobra se afastasse da frente de trabalho e a obra pudesse prosseguir. “Durante a obra, nossa maior preocupação foi com o impacto ambiental. Em muitos trechos, foi necessário fazer a escavação manual para evitar danos à natureza. Também houve um cuidado especial depois da conclusão de cada trecho de obra, com a recomposição da vegetação afetada”, destaca o engenheiro Alberto Sarmento Filho, da Cesan. Dunas, ondas e lagoas O Parque Estadual Paulo César Vinha foi criado em 1990 tem o objetivo, de a proteger a diversidade do sistema natural da região, ameaçado principalmente pelo desmatamento e extração ilegal de areia. Seu nome é uma homenagem ao biólogo Paulo Vinha, assassinado por participar ativamente da luta contra a extração de areia na região. Localizado ao longo do litoral norte do município de Guarapari, o parque faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo, e é um dos mais bem conservados remanescentes do ambiente de restinga do Estado. Com uma grande variedade de ambientes, a vegetação presente na reserva é composta desde plantas rasteiras e arbustos a árvores de grande porte, chegando a 18 metros de altura. Entre os inúmeros encantos do parque, destacam-se as dunas D’Ulé, que alcançam até 15 metros, as praias com ondas fortes, bastante procuradas para a prática do surf, e as lagoas, em especial a Lagoa de Caraís, que é a maior do Parque e, em certas épocas do ano, entra em contato com o mar. O acesso à sede é feito pela rodovia ES 060, Km 37, e o parque está aberto para visitação de terça-feira a domingo, no horário de 08:00 às 17:00 horas. Visitas de grupos podem ser agendadas, para terças, quartas, quintas e sextas-feiras. Os grupos podem ter no máximo 40 pessoas. O telefone de contato e agendamento de visitas é (27) 3242-3665.
Os estudantes, pesquisadores, funcionários e visitantes do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba, contam agora com água tratada nas dependências administrativas e banheiros, incluindo o Centro de Vivências da unidade de conservação ambiental. No sábado (3), às nove horas, o diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, e a secretária do meio ambiente e recursos hídricos, Maria da Glória Abaurre, estarão na sede do parque para inaugurar a nova rede de abastecimento. Durante a solenidade serão plantadas mudas de árvores.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade