A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi uma das ganhadoras do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS 2008), com o sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto de Piúma. O anúncio foi feito na sexta-feira (24), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), responsável pela organização.
Duas unidades da Cesan participaram, sendo que o Pólo de Piúma foi premiado no Nível I e o Pólo de Montanha foi certificado pelo Compromisso com a Excelência no sistema de abastecimento de água. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 18 de novembro, em Porto Alegre. Como parte da programação, a empresa também vai participar da Missão de Estudos à Itália, que será realizada em dezembro. O técnico Eduardo José de Souza, principal executivo da Cesan em Piúma, vai representar a Companhia.
Segundo Penha Cipriano, técnica da Coordenadoria de Planejamento Estratégico da Cesan, o atendimento aos requisitos de todos os critérios foi o principal fator para a premiação do Pólo de Piúma. Todas as evidências solicitadas pelos auditores foram fornecidas com certeza e agilidade, o que demonstrou a competência da equipe, destacou.
Planos para 2009
A Cesan participa do PNQS desde 1999 e soma 12 premiações. A previsão da Companhia é que no próximo ano outras unidades participem do prêmio. Serão candidatas as gerências de Produção e Distribuição de Água e de Coleta e Tratamento de Esgoto da Região Metropolitana de Vitória, além das Divisões Centro-Norte e Sul, sediadas em Nova Venécia e Castelo.
Reconhecido como o maior prêmio do setor de saneamento da América Latina, o PNQS tem níveis de exigências considerados superiores à certificações internacionais como ISO, Eurep-Gap e outras. Além de uma documentação complexa, os auditores do PNQS também exigem comprovação de práticas e processos de qualidade.
O PNQS é realizado desde 1997 e premia empresas que se destacam pela qualidade dos serviços de saneamento prestados à população durante o ano. São três categorias de avaliação, Nível I, Nível II e Nível III, que determinam a complexidade dos critérios de excelência. O PNQS é um prêmio que incentiva a evolução constante dos participantes. Uma unidade que já foi premiada no Nível I, só poderá competir novamente nos níveis superiores.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br