Os técnicos da empresa fazem vistoria da proveniência da água utilizada nos estabelecimentos, até o momento a Cesan encontrou 17 fraudes.
Neste mês de janeiro, durante a fiscalização anual realizada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), 457 estabelecimentos comerciais próximos às praias da Grande Vitória foram vistoriados. Até o momento a Cesan encontrou 17 fraudes, os chamados gatos. Além disso, a Companhia identificou que nove estabelecimentos utilizam água de poços, considerada imprópria para preparo de alimentos e consumo humano, devido ao risco de provocar danos à saúde.
Os objetivos da fiscalização nas orlas são: analisar a proveniência da água utilizada nos estabelecimentos comerciais, reduzir a inadimplência e combater irregularidades nas ligações de água. Os técnicos da empresa irão vistoriar até o início de fevereiro os estabelecimentos comerciais nas praias da Grande Vitória.
Quando são encontrados os gatos, a Cesan retira a irregularidade e aplica uma penalidade que é a cobrança de seis vezes o valor da tarifa média de consumo e o valor projetado do que o imóvel teria gasto no período em que o gato estava ativo.
A fiscalização dos quiosques, bares e restaurantes próximos às praias busca garantir a qualidade da água fornecida pela Cesan, através do combate ao desperdício e a redução das perdas de água decorrentes de furtos, que prejudicam o abastecimento à população.
Os imóveis que se encontram em débito com a empresa poderão ter o seu abastecimento de água cortado e as eventuais fraudes, os chamados gatos, serão retirados e hidrômetros serão instalados nos locais sem medição.
No último verão, a Cesan fiscalizou 668 estabelecimentos comerciais na orla do Espírito Santo. Foram encontrados 42 gatos e em 19 estabelecimentos os técnicos identificaram uso apenas de água de poço ou junto com água da Cesan. Foram suprimidas 14 ligações que violaram o corte por falta de pagamento.
Plano de combate aos gatos e denúncias
Fora do período do verão, a Cesan tem um trabalho durante todo o ano de combate aos gatos. A política de combate a ligações clandestinas faz parte do plano de redução de perdas da Companhia e tem reflexo na melhoria da qualidade do abastecimento de água para a população, já que o volume de água que deixa de ser desviado passa a atender aos clientes com ligações regulares.
As denúncias de fraudes nas ligações de água (os chamados gatos) podem ser feitas pelo telefone 115, pelo e-mail atcliente@cesan.com.br ou pelo site https://www.cesan.com.br/ , por meio do link Fale Conosco. A empresa garante o anonimato.
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Texto: Karla Danielle Secatto
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