No ranking divulgado pela revista Exame, que classifica as 1.000 maiores e melhores empresas do Brasil em diversos aspectos, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) figura na 810ª posição no critério de vendas líquidas, com um resultado de R$ 637,3 milhões em 2014, representando um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Os valores divulgados pela publicação referem-se ao exercício contábil de 2014 e foram corrigidos pelo índice de inflação.
A Empresa se destaca ainda no ranking estadual que classifica as empresas pela produtividade dos empregados. A Cesan figura na 7ª posição no Espírito Santo, com US$ 90,2 mil em riqueza criada por cada empregado da Companhia. Segundo a publicação, o resultado foi calculado com base na cotação do dólar de abril de 2015.
A presidente da Cesan, Denise Cadete, lembra que a Cesan tem sido reconhecida por diversas publicações como uma das melhores companhias do Brasil nos últimos anos. “O resultado positivo vem do foco da gestão voltada para boas práticas e satisfação dos clientes”, conclui.
O critério de vendas líquidas utilizado pela publicação é calculado pela diferença aritmética entre o valor das vendas brutas, deduzidos os abatimentos e as evoluções, e os impostos sobre as vendas. Por sua vez, o critério de riqueza criada por empregado é o total da riqueza criada pela empresa dividida pela média aritmética do número de empregados sem levar em conta terceirizados, o que indica a contribuição média de cada empregado na riqueza gerada pelas empresas.