Transparência
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13/03/2007
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Cesan entrega relatório de qualidade da água 2006

Os relatórios de qualidade da água consumida por mais de dois milhões de pessoas, nos 52 municípios do Espírito Santo atendidos pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), já estão sendo entregues a todos os clientes neste mês, conforme determina o decreto federal nº 5.440/2005.
São cerca de 450 mil relatórios distribuídos junto com a conta de água. O relatório apresenta os resultados das análises periódicas feitas na água distribuída pela Companhia durante o ano de 2006. Também traz os índices sobre cor, turbidez, quantidade de cloro e outros, apurados em cada mês do ano passado. As amostras coletadas nas estações de tratamento e nas redes distribuidoras receberam análises das propriedades fisico-químicas, bacteriológicas e hidrobiológicas nos laboratórios da Cesan. Segundo o presidente da empresa, Paulo Ruy Valim Carnelli, esse é o momento para o consumidor conhecer a qualidade da água que chega em sua residência. ”Fizemos muitos investimentos para melhorar a qualidade do abastecimento. Esse relatório, além do cumprimento legal, é uma forma da Cesan mostrar o resultado desses investimentos para a população do Estado”, destaca. Certificação ISO 9001 De acordo com a gerente de Gestão e Controle da Qualidade da Água da Cesan, Elza de Abreu Costa, o relatório informa os clientes sobre como reservar adequadamente a água para que a qualidade se mantenha. O documento também lista os endereços dos órgãos fiscalizadores da qualidade para que o consumidor possa tirar suas dúvidas. “O laboratório da Cesan, responsável pelo controle da qualidade da água distribuída, foi certificado com a ISO 9001 no final do ano passado, o que aumenta a garantia aos clientes de que a água passa por um rigoroso processo de controle”, acrescenta. Condições dos mananciais Cada município receberá informações sobre as condições dos mananciais de onde a água da Cesan é captada, tratada e distribuída para os imóveis. São cerca de 90 pontos de captação, entre rios, córregos e poços subterrâneos. Como fonte adicional de informação, a Cesan também divulgará os dados sobre a qualidade da água e dos mananciais pelo site www.cesan.com.br. O consumidor também pode obter outras informações pelo 115, telefone de atendimento ao cliente. No interior do Estado, serão divulgados, nos relatórios, os escritórios e telefones da empresa onde o consumidor pode ser atendido.
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