Transparência
icon-transparencia
23/07/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan e Sabesp concluem primeira fase para transferência de tecnologia

tec_sabesp_aqualog_pequena.jpg Técnicos da Sabesp apresentaram os primeiros resultados para diretores e técnicos da CesanAs empresas de saneamento Cesan, do Espírito Santo, e Sabesp, de São Paulo, apresentaram na manhã desta quinta-feira (23), os primeiros resultados dos estudos e diagnósticos para implantação de sistemas de automação em estações de tratamento de água. O contrato, firmado em 2008, prevê a transferência de tecnologia e o licenciamento do software Aqualog, desenvolvido pela empresa paulista.

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Cesan, Ricardo Maximiliano Goldschmidt, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carneli, além de diretores e técnicos das duas empresas.

Segundo Luciano Auriemma, gerente de Engenharia e Serviços da Cesan, que coordena o contrato, os estudos realizados criaram as condições para a segunda fase, com a implantação efetiva dos sistemas de automação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em nove meses. Duas estações da Cesan serão automatizadas, uma em Viana, na Grande Vitória, e outra em Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo.

Auriemma ressalta ainda a confiança no sistema, proporcionada pelo tempo de experiência da Sabesp no assunto. Temos muita segurança em implantar essa inovação na Cesan, pois o sistema já tem o respaldo e a experiência de automação dos técnicos da companhia paulista, destacou.

Para o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Marcelo Salles, o principal aspecto da parceria com a Cesan é o fortalecimento das companhias estaduais de saneamento. A interação entre as duas empresas fortalece a linha de pensamento de que as companhias estaduais são a saída para o Brasil realizar os investimentos necessários, recuperar o tempo perdido e levar saneamento de qualidade para toda a população, disse.

Salles lembrou ainda que a troca de experiências também é benéfica para as duas empresas. Apesar da Sabesp já ter experiência na automação de estações de tratamento de água, as atividades com a Cesan têm trazido novas perspectivas e novos conhecimentos para os nossos técnicos, o que enriquece nosso trabalho, concluiu.

É o que exemplifica Mauro Massaro Inoue, da Unidade de Negócios da Sabesp no Vale do Ribeira: Estamos usando em nosso sistema de abastecimento, em Iguape, uma bomba para poço, mais eficiente, que conhecemos aqui no Espírito Santo. O pessoal da Cesan é muito proativo e tem muita transparência e boa vontade em compartilhar conhecimentos, contou.

As duas estações de tratamento de água da Cesan, em Viana e Nova Venécia, vão funcionar como pilotos para que futuramente outros sistemas produtores também sejam automatizados. A nova tecnologia trará ganhos operacionais e econômicos para a Cesan e benefícios para a população, uma vez que o custo do tratamento de água será menor e haverá melhora na eficiência e qualidade do tratamento da água distribuída.

Aqualog

O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que automatiza operações dos sistemas de produção de água, alcançando máxima eficiência com menores custos operacionais e mais confiabilidade e segurança. O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também gera tabelas e gráficos, ferramentas essenciais para o gerenciamento.

Na primeira etapa do contrato foram investidos R$ 351 mil. Por ser um produto único no mercado, o acordo pôde ser firmado sem a necessidade de licitação. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atestam ser a companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.



Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade