O Projeto Mangaraí é a primeira iniciativa no Espírito Santo para a recuperação de uma bacia hidrográfica. Uma das suas principais características é a multiplicidade de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada envolvidos na sua execução. Com vistas à transparência e ao acesso à informação, a Cesan criou um espaço em seu site na internet para o acompanhamento da execução do Projeto pela sociedade.
O conteúdo pode ser acessado no endereço www.cesan.com.br/investimentos/projeto-mangarai/, ou pelo menu “Investimentos”, na página inicial do site. Lá podem ser encontradas as ações e metas planejadas, gráficos com a condição mais atual de execução e contatos dos principais responsáveis pela condução do Projeto Mangaraí, entre outras informações.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, a articulação entre sociedade, governo e organizações civis é traço marcante do Projeto Mangaraí. “O pioneirismo vai além de ser o primeiro projeto desenvolvido no Estado para a recuperação de uma bacia hidrográfica, ele inova também pela característica multidisciplinar, pela diversidade de pessoas e órgãos envolvidos em sua execução. Além do que é tangível, em termos de infraestrutura e desenvolvimento, a experiência de sinergia e engajamento do Projeto Mangaraí será modelo para outras iniciativas de recuperação e conservação dos recursos hídricos do Espírito Santo”, explica.
O Projeto Mangaraí compõe o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, financiado pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e tem como objetivo articular esforços e ações para reduzir os sedimentos presentes no curso d’água do Rio Mangaraí, ampliando a quantidade e qualidade do recurso hídrico que é utilizado na Região Metropolitana da Grande Vitória. Para isso serão feitas ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região.
O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana da Grande Vitória. A Bacia hidrográfica do Rio Mangaraí totaliza 17.400 hectares, sendo que 87% da sua área fica no município de Santa Leopoldina e 13% no de Cariacica.
Entidades participantes do Projeto
Cesan – Companhia Espírito Santense de Saneamento
Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Sedurb – Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano
Seag – Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca
Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente
Arsi – Agência Estadual de Recursos Hídricos
Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal
IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves
Ministério Público Estadual
Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina
Prefeitura Municipal de Cariacica
Organizações de Agricultores
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória