O desenvolvimento de soluções e novas tecnologias é um dos caminhos para a melhoria da qualidade do saneamento no Espírito Santo. Nesse sentido, a Cesan – Companhia Espírito Santense de Saneamento – criou o Comitê Permanente de Cooperação Técnico-Científica. Nesta quinta-feira (6), aconteceu o primeiro seminário do grupo, no Centro de Treinamento de Ponta Formosa, em Vitória. Com a participação de palestrantes e representantes das instituições de ensino UFES, CEFETES e FAESA, e de empregados da Cesan, foram apresentadas as diretrizes do novo comitê e as potencialidades e demandas por pesquisa e desenvolvimento no setor de saneamento. O presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, fez a abertura do evento e destacou a importância da recuperação financeira da empresa como fator preponderante para a criação do comitê. “Com o equilíbrio econômico-financeiro, conseguimos dar conta de nossos problemas operacionais e assim destinar recursos no orçamento e principalmente criar o comitê, que através do debate interno e por meio da interação com a comunidade científica, será mais um aliado na busca de um serviço com mais qualidade”. O comitê é formado por empregados dos diversos setores da Cesan. O objetivo é identificar demandas por pesquisa na companhia e estabelecer procedimentos para a cooperação técnico-científica com pesquisadores e instituições de ensino, além de coordenar o processo de patentes, propriedade intelectual e outras atividades. O Comitê vai criar um cadastro de pesquisas e estudos realizados. Os resultados serão divulgados para as áreas da empresa que possuem relação com os temas abordados. Os pesquisadores também serão orientados pelo comitê quanto às alternativas de financiamento para a realização de estudos. A coordenadora, Nadja Lima Gorza, destaca o caráter de estímulo à pesquisa do comitê. “Estabelecer diretrizes para nortear a busca por atualizações e inovações tecnológicas e concentrar os esforços de pesquisa, vai fomentar estudos e a aplicação dos resultados, melhorando o saneamento no estado e a qualidade dos serviços da Cesan”. O contato com o Comitê Permanente de Cooperação Técnico-Científica da Cesan pode ser feito pelo telefone 27-3322-4072 ou pelo e-mail comiteped@cesan.com.br.

O desenvolvimento de soluções e novas tecnologias é um dos caminhos para a melhoria da qualidade do saneamento no Espírito Santo. Nesse sentido, a Cesan – Companhia Espírito Santense de Saneamento – criou o Comitê Permanente de Cooperação Técnico-Científica.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade