Estação de Tratamento de Água de Vale Esperança. No Espírito Santo, acessos adequados a abastecimento de água e esgotamento sanitário estão acima da média nacional, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira (19), pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Segundo o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, os investimentos da Cesan em melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgoto nos 52 municípios onde atua, sobretudo por meio do Programa Águas Limpas, nos últimos anos, contribuíram para o bom desempenho dos índices alcançados.
De 2001 a 2009, a água encanada no Brasil aumentou sua cobertura, passando de 81,4%, em 2001, para 87,72%, em 2009. Nesse mesmo período, no Espírito Santo, cresceu de 93,39% para 99,04%, o que pode ser considerado como uma universalização do abastecimento de água. Mesmo a população rural já tem cobertura semelhante à urbana no último ano da série. Quanto à cobertura de esgotamento sanitário, no mesmo período, o País saltou de 58,47% para 62,01%, enquanto o Estado passou de 59,02% para 72,12%.
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, esteve no Espírito Santo para apresentar o documento Situação Social dos Estados, elaborado pelo Ipea. Pochmann expôs os índices referentes ao Estado em diferentes áreas de interesse das políticas sociais. O Espírito Santo foi o primeiro Estado no qual o estudo, que abrange todas as unidades da federação, foi apresentado.
Estação de Tratamento de Água de Cobi. A pesquisa aponta dados de diversos fatores sociais, como saúde, educação, cultura, saneamento, habitação, seguridade, pobreza, desigualdade, demografia, previdência, trabalho e renda. Os índices são comparados às médias do Sudeste e do Brasil, possibilitando a análise da evolução no Estado de índices como a renda domiciliar per capita, o percentual dos extremamente pobres, o analfabetismo, a mortalidade infantil, as taxas de homicídio e a renda do trabalho.
Para dar conta do tipo de abordagem proposta, a fonte de informação mais
completa, em termos de abrangência territorial e periodicidade, é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/ IBGE). Entretanto, quando a PNAD não foi suficiente, utilizaram-se também outras fontes de dados. Além disso, restringiu-se o período de análise a 2001-2009.
O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, cujas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
Confira a pesquisa com os dados do ES aqui.
Presidente do Ipea, Márcio Pochmann, esteve no Espírito Santo para apresentar o documento Situação Social dos Estados
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ipea
(61) 3315-5334
ascom@Ipea.gov.br
Assessoria de Comunicação/IJSN
Larissa Linhalis
comunicacao@ijsn.es.gov.br
(27) 3636-8066 / 9887-8488