Transparência
icon-transparencia
15/12/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan comemora um ano de reflorestamento na Pedra dos Olhos

O O diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi (camisa verde), comemorou o primeiro ano de reflorestamento de área no Parque Pedra dos Olhos. Para comemorar um ano do início do reflorestamento no Parque Municipal Pedra dos Olhos, em Vitória, a Cesan reuniu a comunidade de Tabuazeiro e bairros do entorno, neste sábado (15). Essa é uma das áreas, entre vários locais onde a mata nativa está sendo recuperada pela Cesan, que contribui para o projeto estruturante Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal, do Governo do Espírito Santo, que tem por meta ampliar a cobertura em 30 mil hectares até 2014.

Acompanhado de 25 moradores de Tabuazeiro e bairros vizinhos, o diretor de Meio Ambiente da As As crianças participaram ativamente do plantio. Cesan, Anselmo Tozi, fez o plantio de mais três mudas de pau Brasil com a participação ativa das crianças. Segundo o diretor a ação teve o objetivo de mostrar à comunidade a evolução do reflorestamento feito pela Cesan. No próximo ano, serão realizadas outras visitas ao local, envolvendo também as escolas, afirmou.

Também participaram Aparecida Moschem e Raimundo Nonato, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, Robson Willian Almeida (Robinho), presidente do Conselho Popular de Vitória, e representante da comunidade.

Uma área de 18.400 m² está sendo reflorestada no Parque com o plantio de 2.453 mudas de 30 espécies nativas da região. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória. O reflorestamento traz benefícios para o local como revitalização de nascentes, recuperação ambiental da área de preservação, além, é claro, de valorizar a beleza cênica. Essa iniciativa atende uma condicionante de compensação ambiental da Cesan, referente à implantação da adutora de água tratada de Carapina-Goiabeiras, na BR 101.

O Parque Pedra dos Olhos, localizado no coração da ilha de Vitória, está inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço Central e faz divisa com o Parque da Fonte Grande. Juntos compõem a maior reserva de Mata Atlântica da capital.

Em Em 2013, os alunos das escolas da região serão convidadas a visitar a área reflorestada. Para o reflorestamento, a Cesan convidou pessoas da própria comunidade de Tabuazeiro. A participação é uma forma de envolvimento no projeto, já que a conservação dependerá da colaboração dos moradores. A área foi cercada, mantendo a mobilidade de quem usa o caminho como travessia, e a Cesan fará manutenção por mais um ano, para garantir o sucesso do plantio.

Somando todos os projetos em andamento, a Cesan já contabiliza o plantio de 47.268 mudas de espécies nativas, em cinco anos. O reflorestamento preserva os recursos hídricos e auxilia na conservação do solo. O objetivo da Cesan é preservar as áreas de nascentes e de formação dos mananciais em todo o Estado, para incrementar a produção de água de qualidade.


Conheça outros projetos de recuperação de cobertura vegetal da Cesan:

Projeto Nascentes – Domingos Martins e Stª Maria de Jetibá
O objetivo principal é incrementar a produção de água e melhorar sua qualidade. É executado em parceria com 74 produtores rurais das comunidades de Alto Paraju e Goiabeiras, em Domingos Martins, além de Alto Garrafão e Alto Rio Lamego, em Santa Maria de Jetibá.

A meta é a preservação de 17 áreas de nascentes, contabilizando 53.300 m2, e contribuir para a recarga hídrica das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória. Estas bacias banham dez municípios da Grande Vitória e da Região Centro-Serrana do Estado, abastecendo quase 50% da população capixaba. Com a preservação das áreas de nascente, indiretamente, 1,6 milhão de habitantes serão beneficiados.

RPPN Afonso Cláudio
Parceria da Cesan com o Instituto Terra para a recomposição florestal de uma área de 2,5 hectares no município de Afonso Cláudio, sul do Espírito Santo. Está previsto o plantio de 2.780 mudas na área. O convênio estabelece ainda a cooperação do Instituto para a criação e elaboração do Plano de Manejo da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Cesan, junto à futura Estação de Tratamento de Esgoto do município, com 14 hectares.

Projeto Pedra Azul – Domingos Martins
Reflorestamento de uma área de 11.000 m², inserida dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, em parceria com o IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O plantio foi concluído com sucesso no final de 2010, com o plantio de 1.467 mudas de árvores da Mata Atlântica.

Projeto Duas Bocas – Cariacica
Reflorestamento de 3.071 m² de área na Reserva Biológica de Duas Bocas e entorno, com mudas florestais de Mata Atlântica, em parceria com o IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.



Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel D´Ávila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade