Está em andamento o projeto de arborização na captação de água do rio Santa Maria da Vitória, realizado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Os trabalhos começaram no início de dezembro e serão concluídos em apro ximadamente seis meses. O projeto foi desenvolvido para reduzir o processo de assoreamento do rio, que abastece parte da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Será arborizada uma área de cerca de cinco mil metros quadrados. Ao todo, serão mais de 400 mudas para arborização e recuperação da mata ciliar. Já foram plantadas 80 Oitis (Licania tomentosa), com cerca de 4 metros de altura cada. As plantas foram cedidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Devido ao estágio avançado de crescimento das mudas, foi necessário o uso de retro-escavadeira para realizar o plantio.
As atividades do projeto de arborização e recuperação da mata ciliar consistem de preparo do terreno, combate a formigas, abertura das covas e adubação, plantio e manutenção, com limpeza periódica do terreno. O cuidado com a recuperação da mata ciliar prevê também o replantio das árvores que não se fixarem.
O projeto de arborização da captação do rio Santa Maria da Vitória é um trabalho integrado entre as gerências de Meio Ambiente e de Produção de Água da Cesan.
Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Charley Fernandes
Tel: 2127-5022
comunica@cesan.com.br