benevente.jpg>A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) participa, nesta quarta-feira (25), da entrega do 1º Prêmio Águas do Benevente para 15 participantes, incluindo uma menção honrosa. A premiação é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente, em parceria com várias instituições. A solenidade de entrega acontece a partir das 14 horas, no Centro de Formação do Mepes, em Piúma, no Sul do Estado.</span></p>
<p><span id=

Os alunos premiados na categoria “Água, Vida e Educação” ganharão viagens de estudo a propriedades agroecológicas, onde são desenvolvidos projetos de educação ambiental, agricultura orgânica e preservação de nascentes. Para os agricultores familiares ganhadores na categoria “Gestão de Recursos Hídricos por agricultores familiares”, o prêmio será um troféu com mapa estilizado da bacia do Benevente.

O objetivo do 1º Prêmio Águas do Benevente é despertar a comunidade para a valorização dos recursos hídricos, reconhecendo e valorizando as iniciativas da sociedade que assegurem água de boa qualidade e em quantidade suficiente para as atuais e futuras gerações nas Bacias Hidrográficas da Região do Rio Benevente.

Participaram estudantes de 5ª a 8ª série, além de agricultores residentes nas Bacias Hidrográficas da Região do Rio Benevente. Os participantes produziram textos, relatórios, fotos, desenhos, redações e poesias, de acordo com cada categoria.

A primeira categoria “Água, Vida e Educação” contemplou trabalhos desenvolvidos tendo como referência à conscientização da sociedade sobre o valor da água para a promoção do desenvolvimento socioeconômico, da qualidade de vida e para a conservação dos ecossistemas, a forma como a saúde das águas afeta a qualidade do ambiente e da vida, valores e atitudes que contribuam para preservar ou recuperar a qualidade das águas e, portanto, do ambiente e da vida.

Já a segunda “Gestão de Recursos Hídricos por agricultores familiares” foi relacionada aos casos de aplicação bem sucedida dos trabalhos desenvolvidos tendo como base instrumentos de gestão em bacias hidrográficas, referente à preservação e/ou conservação de recursos hídricos inseridos na Bacia do Benevente.

Atualmente, a bacia do rio Benevente é comprometida por desmatamentos, lançamento de esgotamentos domésticos e industriais não-tratados e por agrotóxicos, entre outros problemas. Foi no rio Benevente que a Cesan buscou água para atender Guarapari, completando a oferta no balneário. O manancial, embora distante, assegurou água para toda a demanda do verão. O Benevente nasce em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. Percorre 56 quilômetros até desaguar no mar, em Anchieta.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade