O presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, anunciou a abertura da licitação para a criação do Plano Diretor de Esgoto da Região Metropolitana da Grande Vitória. A novidade foi apresentada no 1º Workshop temático do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Condevit), que está sendo realizado na sede do Instituto Jones do Santos Neves (IPES). Segundo Carnelli, o Plano Diretor de Esgoto vai mapear demandas, realizar prognósticos e orientar investimentos em serviços de esgotamento sanitário. Ele também destacou o caráter de integração do plano. “Há estudos que apontam déficit de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário no Estado. É preciso que todos, Estado, municípios e Cesan, trabalhem de forma coordenada para zerar esse déficit. O Plano Diretor de Esgoto será nosso instrumento de integração”, afirmou. Carnelli acredita que o Plano Diretor de Esgoto fique pronto em um ano. Durante a apresentação, ele também ressaltou a importância do comprometimento dos municípios com a fiscalização para a adesão aos sistemas de esgotamento sanitário e a conscientização do pagamento da tarifa, como forma de gerar recursos para novos investimentos no setor. ENCONTRO O 1º Workshop temático é uma iniciativa do Condevit. O objetivo é orientar ações para o desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória. Até o dia 25 de outubro, serão realizadas 11 reuniões temáticas em cinco áreas fundamentais para o desenvolvimento da região: Saneamento Ambiental e Controle da Qualidade Ambiental, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Humano e Social e Desenvolvimento Econômico. Participarão dos trabalhos, representantes e técnicos do Estado, dos municípios da Grande Vitória e da Cesan. Em 60 dias, os grupos vão apresentar ao Condevit um documento que vai subsidiar o Plano de Aplicação do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Fumdevit), criado pelo governador Paulo Hartung, através do decreto 1511 de 15 de julho de 2005, além de compor uma Agenda Metropolitana. No primeiro encontro, foi abordado o tema Saneamento Ambiental e Controle da Qualidade Ambiental. O Presidente da Cesan, Paulo Rui Valim Carnelli, apresentou as metas da empresa para o setor. O Águas Limpas, principal projeto de saneamento da Cesan, foi apresentado pelo Gerente Técnico José Carlos Dalbem, e vai investir US$ 62 milhões em obras de saneamento na Região Metropolitana da Grande Vitória.

O presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, anunciou a abertura da licitação para a criação do Plano Diretor de Esgoto da Região Metropolitana da Grande Vitória. A novidade foi apresentada no 1º Workshop temático do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Condevit), que está sendo realizado na sede do Instituto Jones do Santos Neves (IPES).

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade