dsc09787_pequena.jpg Os produtores rurais de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá são parceiros da Cesan no Proejto Nascentes.A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) lançou, nesta segunda-feira (22), o Projeto Nascentes, assinando um termo de compromisso com as associações de produtores rurais dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá, para preservação das nascentes e áreas de recarga dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória. A data foi escolhida em função do Dia Mundial da Água.

A Cesan vai repassar aos agricultores recursos da ordem de R$ 84 mil, através das associações de produtores rurais, que vão gerenciar a execução do projeto. Os agricultores vão atuar recuperando a vegetação de áreas devastadas e protegendo as áreas de nascente. Com esse investimento, a empresa vai proteger 6,78 hectares de vegetação, sendo 4,7 hectares de áreas recuperadas, beneficiando diretamente 74 agricultores dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Ao todo, o projeto vai recuperar e manter 17 áreas das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.

Luiz Moulin, diretor de Administração e Meio Ambiente da Cesan, ressaltou que o projeto conta com pequenos atos, mas com resultados que não se podem mensurar, na medida em que a natureza e a água são protegidas e conservadas. O diretor destacou ainda que não é mais possível dissociar a produção agrícola da preservação ao meio ambiente. Produtor que não protege suas nascentes está trabalhando contra ele mesmo, porque propriedade sem água não produz nada, finalizou.

dsc09808_pequena.jpg O Projeto Nascentes é uma parceria entre Cesan, agricultores e associações de produtores rurais de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Maria Glória Abaurre, a parceira entre Cesan e produtores rurais é muito benéfica. Ela lembrou o importante papel que os produtores rurais cumprem nesse projeto. Vocês são multiplicadores do Projeto Nascentes e podem passar a outros produtores da região essa experiência, destacou.

O presidente da Associação de Agricultores Boa Esperança, de Domingos Martins, José Soares, agradeceu a iniciativa da Cesan em procurar os produtores rurais para tocar o projeto. Quando o engenheiro da empresa nos procurou e nos acompanhou até as áreas de nascente, vimos o esforço e a disposição deles para realizar o proejto, destacou.

Jorge Zatta, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, afirmou que um dos grandes problemas nas áreas de nascente é a utilização de técnicas rudimentares na agricultura. Mas, embora seja um projeto piloto, eu acredito que vai dar certo, afirmou. O presidente do sindicato, Evelson Muniz, recordou que muitos projetos já surgiram, mas não saíram do papel. Como trabalhador rural, a gente aposta e quer ver o Projeto Nascentes caminhar, disse.

dsc09796_pequena.jpg O projeto tem como objetivo incrementar a produção de água e melhorar a sua qualidade.O Projeto Nascentes tem como objetivo principal incrementar a produção de água e melhorar sua qualidade, em uma parceria com os produtores rurais dessas regiões. O projeto também vai contribuir com a meta do Governo do Estado no aumento da cobertura florestal e para difundir boas práticas de conservação do solo.

As bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória banham dez municípios da Grande Vitória e da região centro-serrana do Estado, abastecendo quase 50% da população capixaba. Com a preservação das áreas de nascente, 1,6 milhão de habitantes serão beneficiados.

Atendimento ao Cliente:
115 – A ligação é gratuita de qualquer telefone.

Informações à imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade