Transparência
icon-transparencia
27/06/2004
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan abre mais uma Eta para visitas

A Cesan retomou o Programa de Visitas às Estações de Tratamento de Água, em 2004, com uma novidade: agora são duas ETA’s abertas aos estudantes que queiram conhecer seu funcionamento. Até então, apenas a ETA Vale Esperança oferecia esse serviço ao público. A partir do último dia 23, a ETA Engº Mario Luiz Petrochi, mais conhecida como ETA V, passou a integrar o programa e recebeu sete alunos da disciplina Saneamento Básico do 9º período do curso de Engenharia de Produção Civil, da Faculdade Centro Leste, da Serra. Com essa nova disponibilidade, a Cesan utiliza como critério para decidir em qual Estação será a visita, o sistema pelo qual a região é abastecida. Se for pelo Sistema Jucu, os alunos são encaminhados à ETA Vale Esperança em Boa Sorte, Cariacica; caso seja abastecida pelo Sistema Santa Maria, a visita será feita na ETA V, em Jardim Limoeiro, Serra. A ETA V é a primeira da Grande Vitória que está implantando a flotação, um processo que melhora a qualidade da água produzida e aumenta em 30% a produtividade no sistema de produção. No momento, apenas um filtro está operando, em caráter experimental. O Programa de Visitas às Estações é monitorado por Lia Márcia Negri Severo, da Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan, que faz as reservas através do 3132-8268. Os dias disponíveis são de terça a sexta-feira, no horário de aula do aluno e comercial da Cesan. Lia Márcia recepciona os estudantes na Estação, com o apoio de um técnico, dirigindo-os a uma sala equipada para assistir à exibição de slides, transparências e palestras sobre a instituição, o tratamento da água e a preservação do meio ambiente. Em seguida, eles vão ao Laboratório, onde podem verificar quais as análises que são feitas da água bruta e da tratada, esta última dentro dos padrões estipulados pela Portaria 1469/02. Na visita à parte operacional, os alunos conhecem todas as etapas do processo de tratamento de água, desde a sua chegada à Estação, recebendo o sulfato de alumínio e indo para os filtros; a lavagem desses filtros e o tanque de contato, onde são acionados o cloro, a cal e o flúor, completando o tratamento. Ao final da visita, um aluno é escolhido para plantar uma árvore no pátio, que receberá uma placa identificando a escola e a data do plantio.
A Cesan retomou o Programa de Visitas às Estações de Tratamento de Água, em 2004, com uma novidade: A ETA Engº Mario Luiz Petrochi, mais conhecida como ETA V, passou a integrar a iniciativa e recebeu sete alunos da disciplina Saneamento Básico do 9º período do curso de Engenharia de Produção Civil, da Faculdade Centro Leste, da Serra.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade