A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) receberá na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá 26 visitantes, entre alunos e professores de Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A atividade consiste em uma aula teórica no auditório e uma visita às dependências da ETE e acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 9h30. O evento faz parte da 10ª Semana de Engenharia da universidade.
Na ETE é realizado o tratamento das águas residuais de origem doméstica para depois serem escoadas para um corpo receptor. A ETE de Mulembá foi escolhida por utilizar a tecnologia de lodo ativado, o que torna o tratamento eficiente e com uma pureza do efluente (esgoto tratado) superior a 90%.
Para o técnico em Educação Ambiental, Wagner Veras, os alunos têm a oportunidade de conhecer o tratamento biológico que envolve também processos de nitrificação e desnitrificação, preservando assim os corpos receptores de problemas como eutrofização.
Outro atrativo da visita é o destino do lodo de esgoto, que é um resíduo rico em matéria orgânica gerada durante o processo de tratamento. Esse resíduo pode ser transformado em biossólido e repassado para agricultura, tornando o Espírito Santo destaque no cenário nacional em qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
Texto: Karolini Lisboa Santana
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua