No estande, técnicos da empresa vão apresentar o Biossólido e a forma correta de fazer a ligação dos imóveis às novas redes de esgoto
A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) marca presença na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com estande que apresenta o Biossólido, adubo orgânico feito a partir do lodo de estações de tratamento de esgoto. A empresa também mostra seu sistema de esgotamento sanitário e como os moradores devem fazer a ligação dos imóveis às novas redes de esgoto.
O evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho, é patrocinado pela Cesan e acontece na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 17 e 19 de outubro.
No estande da Cesan, técnicos vão explicar como foi desenvolvido o Biossólido a partir do lodo de esgoto. Também será distribuído material informativo sobre as aplicações desse adubo orgânico e suas vantagens em relação aos fertilizantes convencionais. Em uma maquete, os visitantes também vão poder visualizar a forma correta com que as tubulações dos imóveis devem ser conectadas às redes de esgotamento sanitário da Cesan.
A 9º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de popularizar a ciência, tecnologia e inovação, mobilizar a população e mostrar a importância dos temas abordados para o desenvolvimento do Estado, do País e principalmente para toda a sociedade. O evento este ano terá 250 estandes, quatro auditórios, quase 1.500 profissionais trabalhando e mais de 40 apoiadores e patrocinadores entre instituições públicas e privadas.
O Biossólido
O projeto sobre o uso do lodo de esgoto na agricultura começou em outubro de 2007 e é resultado de um convênio de cooperação técnico-financeira entre a Cesan e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Além de financiar todo o projeto, com investimento de R$ 622 mil, a Cesan está estruturando uma usina de tratamento do lodo de esgoto para preparar o biossólido para a agricultura. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, na Grande Vitória, a produção de lodo é de 400 toneladas por mês. A usina terá capacidade de preparar 200 toneladas mensais. Também vamos organizar a logística de distribuição para os agricultores, afirmou. Tozi lembrou ainda que a implantação das novas redes de esgoto pela Cesan beneficiaram 500 mil pessoas na Grande Vitória, que vão deixar de lançar o esgoto bruto no meio ambiente e vão gerar mais lodo que poderá ser transformado em Biossólido.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua