Transparência
icon-transparencia
06/10/2023
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Dois trabalhos técnicos da Cesan são premiados durante Feira Nacional de Saneamento

Os prêmios foram concedidos em reconhecimento à inovação, relevância e aplicabilidade dos projetos apresentados.

Durante a primeira 1ª Edição do Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos, realizada na Feira Nacional de Saneamento (Fenasan), que acontece em São Paulo – SP, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) teve dois projetos reconhecidos e premiados entre os três melhores do Brasil. Os prêmios foram concedidos em reconhecimento à inovação, relevância e aplicabilidade dos projetos apresentados, destacando a excelência da Cesan em suas iniciativas de saneamento ambiental.

O primeiro projeto premiado foi “Educação Ambiental em Saneamento: Estratégias de Atuação Online em Tempos de Pandemia do COVID-19”, apresentado por Ludmila Esteves, da Coordenadoria de Relações com a Comunidade (R-CRC). “Receber esse prêmio é um reconhecimento do nosso esforço em promover a conscientização ambiental mesmo durante períodos desafiadores, como o da pandemia. Estou muito feliz por contribuir para um ambiente mais saudável e educado em nossa comunidade”, afirmou.

O segundo projeto premiado, “Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Pré-Oxidante em Sistemas de Tratamento de Água para Minimização da Formação de Subprodutos Halogenados”, foi apresentado por Maria Letícia de Abreu, da Divisão de Tratamento Norte (O-DTN). O projeto destaca a busca contínua da Cesan por tecnologias avançadas visando à qualidade da água potável.

O presidente da Cesan, Munir Abud, comentou sobre as premiações. “Estamos extremamente orgulhosos dos nossos empregados e suas conquistas na Fenasan. Esses prêmios refletem não apenas o talento e a dedicação de nossas equipes, mas também a qualidade das ações que a Cesan tem empreendido para garantir água e saneamento de alta qualidade para todos os cidadãos. Estamos comprometidos com a inovação e a excelência, e esses prêmios são um testemunho disso”, enfatizou.

O Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos da Fenasan reconheceu três projetos que não apenas atenderam às rigorosas normas de avaliação, mas também apresentaram inovação e aplicabilidade prática, abordando desafios reais enfrentados no campo do saneamento ambiental. Ao todo foram apresentados 90 trabalhos.

A premiação teve em três etapas: a primeira foi a avaliação dos trabalhos inscritos sem identificação de autor(a), a segunda consistiu em uma outra avaliação feita por outra equipe de especialistas, e a terceira foi a apresentação oral dos trabalhos, durante a Feira.

 

Trabalhos premiados:

 

Educação ambiental em saneamento: estratégias de atuação on-line em tempos de pandemia do COVID-19

Apresentadora: Ludmila Esteves de Oliveira Costalonga (Coordenadoria de Relações com a Comunidade)

Resumo do trabalho:

O trabalho é um relato de ações e estratégias ambientais educativas que desenvolvemos em parceria com a P-CCE no período da pandemia da Covid-19, e por meio de uma nova forma de interação com o público através das mídias sociais, devido ao momento de distanciamento social e isolamento.

 

Aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante em sistemas de tratamento de água para minimização da formação de subprodutos halogenados

Apresentadora: Maria Letícia de Abreu Faria Rocha (Divisão de Tratamento Norte)

Resumo do trabalho:

A aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante foi implementada nas ETAs da O-DTN em substituição à pré-cloração, visando à redução da formação de subprodutos da desinfeção. A pré-oxidação é uma etapa do tratamento de água comum nas ETAs que precisam remover cor, matéria orgânica e metais da água que será tratada. Como o cloro é um oxidante utilizado nas ETAs para realizar a desinfecção, é usual também usá-lo na pré-oxidação. Porém, o cloro reage com a matéria orgânica da água formando subprodutos orgânicos halogenados que em elevadas concentrações são prejudiciais à saúde humana. Inicialmente foram realizados testes em laboratório e em escala real, bem como a avaliação da complexidade de aplicação e o custo de implantação. Os resultados obtidos respaldaram a aplicação do produto em outras ETAs da O-DTN, garantindo o padrão de potabilidade quanto à presença de subprodutos da halogenados.

 

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade