Transparência
icon-transparencia
13/06/2024
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Diretor participa da 3ª Edição da Capacitação Aladyr em Dessalinização na Espanha    

Na última semana de maio, o diretor Administrativo e Comercial da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Rafael Grossi, marcou presença na 3ª edição da Capacitação Aladyr em Dessalinização, realizada na Espanha. O evento, organizado pela ALADYR – Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água, teve como principal objetivo promover a disseminação de conhecimento e a troca de experiências sobre as tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes. 

Este encontro, que reuniu as principais autoridades e técnicos da área na América Latina e Europa, proporcionou um espaço para debater temas relacionados à dessalinização, incluindo dessalinização de água por osmose inversa, instrumentação e controle em plantas, além de tendências em inovação e sustentabilidade. 

Uma das atividades destacadas do evento foi a visita à planta da Universidade de Alicante, uma entidade reconhecida pela excelência de suas práticas no campo da dessalinização, do reuso e do tratamento de água e efluentes, e a visita à usina de Torrevieja, totalmente automatizada e uma das maiores do mundo. 

“Todo o evento nos proporcionou uma oportunidade de conhecer de perto as tecnologias e os processos empregados na produção de água potável a partir de fontes salobras ou salgadas. Sem dúvida, as informações adquiridas vão contribuir para a implantação das nossas usinas de dessalinização”, afirmou Rafael Grossi. 

O Governo do Estado do Espírito Santo está com um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Nº 001/2024 em andamento, no intuito de receber de empresas especializadas estudos para a elaboração de modelagem que aponte solução para a conversão de água do mar em água potável e a capacidade para abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz. A proposta é instalar duas usinas de dessalinização de água. A iniciativa vem em um momento oportuno, em que o cenário de escassez hídrica se apresenta cada vez mais consolidado. O objetivo da ação é ter mais uma fonte de oferta de água.    

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade