Início » Notícias Cesan » Dia Mundial da Água: Cesan comemora volume de produção e investimentos em segurança hídrica
Imagem ilustrativa
No Dia Mundial da Água, lembrado no dia 22 de março, a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) celebra os números expressivos na produção e distribuição hídrica em 2024 e os investimentos em andamento. Ao longo do último ano, foram produzidos e distribuídos 270,3 bilhões de litros de água, um acréscimo de quase 7 bilhões em comparação aos 263 bilhões produzidos em 2023, volume adicional suficiente para encher mais de 10 mil piscinas olímpicas.
Para garantir um abastecimento de água para gerações futuras, a Cesan está realizando investimentos estratégicos em infraestrutura e sustentabilidade. Um destaque é a construção da Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), em parceria com a ArcelorMittal, com capacidade para reciclar até 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água industrial reutilizável, representando uma importante inovação sustentável.
Outra obra fundamental é a construção da Barragem dos Imigrantes, considerada a maior obra de saneamento do Espírito Santo. Com investimento de R$ 264,5 milhões, a ordem de serviço foi assinada em junho de 2024 e tem previsão de conclusão em dezembro de 2026. A barragem beneficiará diretamente mais de um milhão de habitantes, e terá capacidade para armazenar 23 bilhões de litros de água.
Além disso, a Companhia projeta a construção de uma usina de dessalinização entre os municípios de Vila Velha e Guarapari. Com investimento estimado em R$ 1 bilhão e capacidade mínima de produção de 1.216 litros por segundo, esta será a maior usina do Brasil. O empreendimento, projetado para atender à demanda de água potável pelos próximos 40 anos, representa uma solução estratégica.
“Estamos construindo hoje as bases para o futuro sustentável e seguro de nosso Estado. Formulamos um portfólio robusto de investimentos em infraestrutura sanitária demonstrando, na prática, nosso compromisso em garantir água de qualidade e segurança hídrica para a população capixaba”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud.
Essas ações evidenciam o compromisso da Cesan com o avanço tecnológico, a sustentabilidade e a garantia de água com qualidade e segurança para toda a população capixaba. Hoje a Companhia atende 2,5 milhões de capixabas com o serviço de tratamento e distribuição de água.
Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade