14/10/2024
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan vai mapear riscos ambientais e sociais de fornecedores

A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) assinou, no último dia 30 de setembro, um contrato com a startup capixaba Eco55 para realizar uma análise de riscos ambientais, sociais e climáticos em sua rede de fornecedores. O objetivo dessa parceria é obter uma avaliação detalhada sobre o risco empresarial e a influência da agenda climática nos negócios, tanto dos fornecedores quanto da própria Companhia. 

“Essa iniciativa faz parte do compromisso da empresa com as questões sociais e ambientais e impulsiona a sustentabilidade empresarial no Espírito Santo. Estamos cientes da necessidade de alinhar nossas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e temos buscado aprimorar as práticas ambientais, sociais e de governança (ASG), integrando-as em nossa estratégia e na cultura organizacional”, afirmou o presidente da Companhia, Munir Abud. 

O diagnóstico trará uma avaliação robusta das emissões de gases de efeito estufa, do desempenho em práticas ASG e dos riscos climáticos enfrentados pelos negócios com as mudanças climáticas e a transição econômica ao baixo carbono. A ação será realizada com base no Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de GEE do Espírito Santo, desenvolvido e lançado pelo Governo do Estado. Também está alinhada com o Plano de Negócios 2024 – 2028 da Cesan. 

“A análise dos riscos ambientais e sociais em nossa cadeia de fornecedores é uma ferramenta estratégica que fortalece nossa gestão sustentável. Essa iniciativa não apenas fortalece nossas operações diante dos desafios climáticos, mas também promove um efeito educativo que incentiva nossos fornecedores a adotarem melhores práticas. Ao evidenciar nosso alinhamento com o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, reafirmamos nosso compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono e contribuímos para um futuro mais resiliente e sustentável”, disse Alaimar Fiuza, coordenador de Sustentabilidade da Cesan.

Para cada fornecedor envolvido, o diagnóstico proporcionará uma visão abrangente sobre a sustentabilidade de suas operações, permitindo identificar, riscos, ameaças e oportunidades de melhoria. Para a Cesan, os resultados dessa análise serão fundamentais para avaliar como a agenda climática pode impactar seus negócios, fortalecendo sua estratégia de criação de valor sustentável. A previsão é que o diagnóstico seja finalizado no primeiro semestre de 2025. 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade