Transparência
icon-transparencia
26/09/2024
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan se destaca em Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas

Durante o Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas, realizado em Vitória, nesta quinta-feira (26), o presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Munir Abud, destacou a relevância do saneamento básico como uma prioridade social que não pode ser negligenciada por nenhum gestor público. Em sua participação, Abud reforçou que o Espírito Santo tem assumido um papel de liderança em iniciativas essenciais para o setor.

“Estamos fazendo o dever de casa e somos pioneiros em importantes projetos. No Espírito Santo, lideramos o projeto de reuso de água, o programa de combate a perdas de água e estamos desenvolvendo a modelagem do projeto de dessalinização. Com isso, o estado avança firmemente para alcançar a universalização do saneamento”, afirmou.

Abud participou de um painel que discutiu “A eficiência do sistema de abastecimento de água como alternativa para o enfrentamento da crise hídrica e fonte de recursos para ampliação do sistema”, ressaltando a necessidade de políticas públicas consistentes e de longo prazo. “As políticas de saneamento não podem estar restritas a um mandato. Elas precisam ser bem definidas e claras, para que os gestores deem continuidade aos investimentos, assim como estamos fazendo no Espírito Santo”, enfatizou.

O Congresso, que tem como objetivo debater a importância de uma gestão integrada da bacia hidrográfica como espaço de planejamento regional e local, também contou com a presença de Verônica Sánchez da Cruz Rios, presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em seu discurso, ela reconheceu os esforços da Cesan e a antecipação das metas de universalização estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.

“Quatro estados lideram a busca pela universalização dos serviços de água e esgoto, e o Espírito Santo está entre eles. A antecipação dessa meta é fundamental, pois vai além de cumprir um requisito legal. Trata-se de garantir o acesso da população a esse direito essencial, proporcionando os benefícios dos serviços de saneamento o quanto antes”, destacou Rios.

A abertura do evento ocorreu na quarta-feira (25) e reuniu diversas autoridades do setor, reforçando o compromisso do país com a melhoria da eficiência e expansão dos serviços de saneamento básico, sempre alinhados com os princípios estabelecidos pelo novo Marco Legal.

O Espírito Santo, por meio da Cesan, desponta como referência, mostrando que o saneamento básico é, antes de tudo, uma prioridade social e ambiental, cujo impacto reflete diretamente na qualidade de vida e na saúde da população.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade