19/12/2024
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Empregados da Cesan têm artigo publicado na Revista Hydro

Trabalho atende às diretrizes da Lei nº 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico e incluiu o incentivo ao reuso de efluentes sanitários. 

Um artigo produzido por cinco empregados da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) foi publicado na edição de novembro de 2024 da Revista Hydro, uma das principais publicações técnicas do país no setor de água e saneamento. O estudo, intitulado “Reuso restrito de esgoto tratado em irrigação”, apresenta soluções inovadoras para o uso sustentável de efluentes tratados em fertirrigação, com aplicação inicial no Espírito Santo.

O trabalho atende às diretrizes da Lei nº 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico e incluiu o incentivo ao reuso de efluentes sanitários. Desenvolvido com base em referências da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Deliberação Normativa CERH-MG nº 65/20, o projeto foi implementado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheiros, localizada no norte do Espírito Santo, uma região que enfrenta até quatro meses de déficit hídrico por ano, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

A proposta estabelece critérios e padrões para o uso restrito de esgoto tratado em irrigação, oferecendo uma solução ambientalmente responsável que reduz a demanda por água potável, reservando-a para usos mais nobres. A iniciativa foi destacada por sua relevância para a sustentabilidade e para a economia de água, gerando benefícios tanto para a Cesan quanto para a população.

O artigo é fruto da colaboração entre Maria de Fátima Lima e Nadja Lima Gorza, da Divisão de Tratamento Sul (O-DTS); Luciano Firme de Almeida, da Divisão de Gestão Ambiental (E-DGA); e Fernando Langa Dias e Mario Luiz Lodi Junior, da Divisão de Operação e Manutenção Centro Norte (O-DCN). Além disso, contou com o suporte técnico do Laboratório da Cesan, responsável pelas análises exigidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além da parceria do Incaper.

Um dos desafios destacados no texto foi a necessidade de superar a resistência inicial do órgão ambiental em autorizar o uso de esgoto tratado na irrigação. Graças a um esforço conjunto em reuniões técnicas e ao rigor das análises apresentadas, foi possível obter a aprovação do projeto. A experiência agora serve como referência para outras iniciativas e até mesmo para futuras aplicações em culturas próximas às ETEs.

Com essa publicação, a Cesan reforça seu papel como protagonista em pesquisa e inovação, contribuindo para soluções sustentáveis no saneamento e gerando impactos positivos que podem ser replicados por outras concessionárias do setor.

Clique aqui para acessar o artigo – pág 28

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade