Os recursos foram garantidos pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, durante solenidade de assinatura do termo de compromisso do PAC com 13 estados. Toda a verba será empregada em ações do Programa Águas Limpas, em até dois anos e meio.
Segundo o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, 87% dos recursos serão provenientes de financiamento e o restante como Orçamento da União, ou seja, sem precisar de retorno. “Obtivemos êxito em nossos projetos devido, sobretudo, à capacidade de endividamento do Estado, uma das melhores do País, conquistada graças ao profundo processo de ajuste fiscal. Outros fatores importantes foram a qualidade e a quantidade de bons projetos que já existiam na Cesan”, destacou.
Segundo o diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, a expectativa é que dentro de 120 dias as primeiras obras já possam ser licitadas, totalizando R$ 62 milhões em uma primeira etapa. “Ao mesmo tempo iremos apresentar os demais projetos para a aprovação da Caixa Econômica Federal e possivelmente iniciar as outras licitações a partir do início de 2008. A meta do governo é chegar ao final de 2008 com atendimento universal de água em toda a região metropolitana, além de aumentar, até 2010, a oferta de rede de esgoto que hoje está em 30%”, ressalta Paulo Ruy.