Alunos de 5ª a 8ª séries das Escolas de Primeiro Grau (EPG) da Grande Cobilândia, em Vila Velha, construíram mini estações de tratamento de água, nas oficinas organizadas pela Cesan, neste último final de semana – 30 de novembro e 1º de dezembro – na Igreja Matriz de Cobilândia, durante lançamento do Projeto Meu Ambiente. Sua organização contou com a participação da Cesan, Consórcio dos rios Jucu e Santa Maria, Fundações Vale do Rio Doce e Roberto Marinho/Canal Futura e Universidade de Vila Velha. Antes do treinamento, os alunos visitaram a Unidade Móvel da Educativa da Cesan, quando receberam informações, através de maquetes e painéis, de bacias hidrográficas, sistemas de tratamento da água e esgoto e de como evitar o desperdício de água. Aprendemos que não devemos poluir os rios e agora posso passar para a minha família o que aprendi”, disse Rafaela Inácio, 10 anos, aluna da 4ª série. O estudante da 7ª série Flaviano Daivid da Silva, 15 anos, demonstrou preocupação com a região onde mora: “Agora sei como salvar o Rio Marinho, preservando o meio ambiente”. Para o instrutor do curso, Ardem Marcos, a oficina teve como objetivo passar aos alunos noções de educação ambiental, evitando lançar esgoto em rios e córregos. As atividades da Cesan no evento foram coordenadas pela Assessoria de Relações Comunitárias (P-ARC), Gerência de Meio Ambiente (M-GMA), por meio da Divisão de Recursos Hídricos e da Divisão de Esgoto Norte (P-DEN). Estandes Durante os dois dias de evento vários estandes foram montados e outros cursos oferecidos pelos promotores, visando a educação ambiental e promoção da saúde. O estande do Sesi, do personagem Sesinho, foi o mais visitado pelas crianças, que através de programas de computadores aprendiam conceitos básicos sobre o tema. Criatividade, concentração e coordenação motora foram as principais habilidades desenvolvidas no curso de reciclagem oferecido aos alunos de 8 e 14 anos das escolas da grande Cobilândia, salientou o instrutor Vinícius Magalhães. Além da educação ambiental, o projeto Meu Ambiente, que terá oito meses de duração, tem como foco central o saneamento, a saúde e o ordenamento do solo. Neste período, estão previstas gincanas, oficinas educativas, cursos, aulas-passeio, exposições, apresentações de teatro, plantio de árvores, mutirão de limpeza dos rios, visitas monitoradas e torneio de futebol, dentre outras atividades baseadas nas questões ambientais.

Alunos de 5ª a 8ª séries das Escolas de Primeiro Grau (EPG) da Grande Cobilândia, em Vila Velha, construíram mini estações de tratamento de água, nas oficinas organizadas pela Cesan, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro – na Igreja Matriz de Cobilândia, durante lançamento do Projeto Meu Ambiente. Sua organização contou com a participação da Cesan, Consórcio dos rios Jucu e Santa Maria, Fundações Vale do Rio Doce e Roberto Marinho/Canal Futura e Universidade de Vila Velha.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade