A importância e os benefícios da implantação do sistema de esgotamento sanitário de Domingos Martins será apresentado à comunidade do município durante a reunião de adesão, hoje, 11 de novembro. O encontro começa às 19 horas, no Centro Cívico de Domingos Martins, com a presença do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli e o diretor vice-presidente da empresa, Luiz Paulo Amorin.
Além disso, será instalado um posto informativo, para esclarecer possíveis dúvidas da população, segundo o assessor para relações com a comunidade (P-ARC), Jonas Renato Rosa Cabral. A palestra saneamento ambiental x qualidade de vida e o plano tarifário também são assuntos previstos. Participam ainda do encontro, lideranças comunitárias e políticas da região.
No último dia 4, a Cesan, em parceria com a Prefeitura local, realizou uma visita a Estação de Tratamento de Esgoto de Domingos Martins, quando foi demonstrada a forma de implantação do empreendimento, área de abrangência, índice de cobertura de tratamento de esgoto no Estado, metodologia das ações educativas, importância da bacia hidrográfica do Rio Jucu para o Espírito Santo e do município como pólo turístico e a importância da ligação correta do imóvel à rede coletora de esgoto, como também sua utilização.
Além de empregados da Cesan, participaram lideranças formais, informais e autoridades do município de Domingos Martins. “Obtivemos total apoio, em relação às ações educativas desenvolvidas, a contribuição da Prefeitura no que diz respeito à legislação, bem como da co-responsabilidade da população beneficiada em relação ao resultado pretendido”, comentou a assessora da Cesan Miriam Ferreira Rodrigues.
Concluído em dezembro, o sistema de esgotamento sanitário em Domingos Martins, parte do Programa de Saneamento do Espírito Santo (Prodesan) promoverá a melhoria da qualidade de vida da população, possibilitando o controle da poluição ambiental, evitando, deste modo, que os resíduos sanitários venham a alcançar o rio Jucu e as doenças de veiculação hídrica. O rio é o manancial de abastecimento não somente do município como também de parte da Grande Vitória.
O sistema conta com 12.019 metros de rede coletora, 697 ligações domiciliares, uma estação elevatória para bombeamento de esgoto bruto, um emissário de esgoto bruto com extensão de 542 metros e uma estação de tratamento de esgoto projeto para atender a população de 5.817 moradores.
Além de Domingos Martins, estão sendo concluídas as obras do Prodesan em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari, no valor de R$ 150 milhões, que serão entregues aos moradores a partir de abril.
Programação
– Abertura/objetivo da reunião – Ações desenvolvidas no município
– Fala do diretor-presidente
– Fala do representante da Prefeitura de Domingos Martins
– Explanação sobre o empreendimento – Assessor Técnico do Prodesan
– Palestra “Saneamento Ambiental x Qualidade de Vida”
– Apresentação do Plano Tarifário
– Esclarecimento de Dúvidas (público e técnicos)
– Encerramento